PUBLICIDADE

Nelson Mandela

Corpo de Mandela é transferido para hospital militar em Pretória

6 dez 2013 - 03h02
(atualizado às 07h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Veículo leva o caixão com o corpo de Nelson Mandela para Pretória
Veículo leva o caixão com o corpo de Nelson Mandela para Pretória
Foto: AP

O corpo do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, foi transferido para um hospital militar em Pretória, informou nesta sexta-feira a emissora pública SABC.

O atual presidente do país, Jacob Zuma comunicou em um discurso na rede de televisão e rádio pública que Mandela morreu ontem, quinta-feira, às 20h50 locais em companhia de sua família. "Morreu em paz, nossa nação perdeu o maior de seus filhos e um pai", informou Zuma às 0h50 locais desta sexta-feira.

Mandela se tornou em 1994 o primeiro presidente negro da história da África do Sul e liderou, junto com seu antecessor no cargo e último governante do apartheid, Frederik De Klerk, uma transição democrática que evitou uma guerra civil entre brancos e negros no país.

Mandela tinha saído de prisão quatro anos antes, após ficar preso por 27 anos por suas ações contra o regime segregacionista. Foi nas prisões do "apartheid" que contraiu os problemas respiratórios que provocaram sua morte.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/nelson-mandela/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/nelson-mandela/iframe.htm">veja o infográfico</a>
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade