PUBLICIDADE

África

Ataques do Boko Haram deixam 60 mortos no norte da Nigéria

Parte dos terroristas estava fugindo de um ataque do exército nigeriano

21 fev 2015 - 10h29
(atualizado às 14h39)
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos 60 pessoas morreram em vários ataques realizados pelo grupo jihadista Boko Haram contra várias cidades dos Estados de Borno e Adamawa, no norte da Nigéria.

Os insurgentes nigerianos assassinaram na sexta-feira pelo menos 20 pessoas durante o ataque a várias comunidades próximas à cidade de Chibok, onde em 14 de abril do ano passado sequestraram mais de 200 meninas, que ainda seguem em paradeiro desconhecido.

Segundo relataram vários agentes de segurança locais, homens armados atacaram as aldeias de Layhawul, Gatamarwa e Makalama, no Estado de Borno, e "dispararam contra as pessoas, saquearam comida e queimaram casas".

Além disso, durante os últimos dois dias, membros do Boko Haram também atacaram várias comunidades de Gafa-fa e Zang, no Estado de Adamawa, onde mataram pelo menos 40 moradores.

"Nós residentes de Gafa-fa fomos os primeiros a ser atacados na quinta-feira por centenas de homens armados do Boko Haram. Grande parte de nossa aldeia ficou em chamas e nossos alimentos e animais foram saqueados", disse Bala Ahmed, morador da cidade.

Segundo acrescentou, os insurgentes estavam fugindo da floresta Sambisa, a fortaleza do Boko Haram que foi atacada pelas tropas do exército nigeriano nos últimos dias.

Apesar da presença da força militar regional para lutar contra os terroristas, os ataques do Boko Haram não só continuam, como se estenderam a Níger, Chade e Camarões, países limítrofes da Nigéria.

Recentemente, o líder da milícia radical, Abubakar Sekau, desafiou à coalizão regional africana e prometeu que seus comandados, que lutam para instaurar um estado islâmico na Nigéria, continuarão os ataques contra os exércitos e as cidades.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade