PUBLICIDADE

MPF denuncia três pessoas pelos assassinatos de Bruno e Dom

Réus vão responder pelos crimes de duplo homicídio qualificado e ocultação de cadáver

22 jul 2022 - 09h45
(atualizado às 11h15)
Compartilhar
Exibir comentários
Ato pede justiça para Bruno Pereira e Dom Phillips
Ato pede justiça para Bruno Pereira e Dom Phillips
Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou três pessoas pelo duplo homicídio qualificado e ocultação de cadáver no caso dos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips. A denúncia apresentada nessa quinta-feira, 21, torna réus Amarildo da Costa Oliveira (o 'Pelado'), Oseney da Costa de Oliveira (o 'Dos Dantos') e Jefferson da Silva Lima (o 'Pelado da Dinha') no processo que investiga o crime.

No documento, o MPF explica que Amarildo e Jefferson confessaram o crime - ocorrido no dia 5 de junho no Vale do Javari (AM) - enquanto Oseney teve a participação comprovada por depoimentos de testemunhas.

A denúncia traz ainda prints de conversas e cita os resultados de laudos periciais, com a análise dos corpos e objetos encontrados.

De acordo com o MPF, já havia registro de desentendimentos entre Bruno e Amarildo por pesca ilegal em território indígena. O que motivou os assassinatos foi o fato de Bruno ter pedido para Dom fotografar o barco dos acusados, o que é classificado pelo MPF como motivo fútil e pode agravar a pena.

Bruno foi morto com três tiros, sendo um deles  pelas costas, sem qualquer possibilidade de defesa, o que também qualifica o crime. Já Dom foi assassinado apenas por estar com Bruno, de modo a assegurar a impunidade pelo crime.

De acordo com o coordenador da Câmara Criminal do MPF (2CCR), o subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, o MPF segue acompanhando o processo e seus desdobramentos, além de outros episódios de violência registrados na região. O local de tríplice fronteira (Brasil, Peru e Colômbia) tem sofrido com o aumento do crime organizado.

* Com informações da Secretaria de Comunicação Social do MPF

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade