PUBLICIDADE

Morre Rita Lee, rainha do rock nacional, aos 75 anos em São Paulo

Cantora, compositora, escritora e ativista lutava contra um câncer de pulmão diagnosticado em 2021

9 mai 2023 - 11h02
(atualizado às 18h47)
Compartilhar
Exibir comentários
Morre Rita Lee, rainha do rock nacional, aos 75 anos em São Paulo:

A cantora Rita Lee morreu na segunda-feira, 8, em sua casa, localizada em São Paulo. A cantora de 75 anos lutava contra um câncer de pulmão, diagnosticado em 2021. O velório ocorrerá nesta quarta-feira, 10, no Planetário do Parque Ibirapuera, e será aberto ao público das 10h às 17h.

O anúncio da morte foi feito no perfil do Instagram da cantora nesta terça-feira, 9.

"Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou", diz comunicado. 

Ainda segundo a publicação, o corpo de Rita Lee será cremado, como era o seu desejo, em uma cerimônia privada. "Nesse momento de profunda tristeza, a família agradece o carinho e o amor de todos."

Luta contra o câncer 

A cantora, compositora, escritora e ativista lutava contra um câncer de pulmão diagnosticado em 2021. Em fevereiro, ela chegou a dar entrada no hospital por causa da doença, mas a família tranquilizou os fãs e disse que o tratamento era previsto.

A cantora Rita Lee, em foto durante tratamento de câncer
A cantora Rita Lee, em foto durante tratamento de câncer
Foto: Instagram/@roberto_de_carvalho / Estadão

No ano passado, a família de Rita Lee Jones de Carvalho comemorou a remissão do câncer de pulmão da cantora.

"A cura da minha mãe me emocionou pra car.... Melhor notícia de todos os tempos. Manteve a cabeça erguida, com vontade de lutar e encarou tudo com seu bom humor habitual, tanto que apelidou o tumor de 'Jair'. That's Rita", escreveu o filho Beto Lee.

Trajetória 

Rita Lee
Rita Lee
Foto: Reprodução/Instagram

Rita Lee é uma das mulheres mais influentes do Brasil, sendo referência para quem, a partir de meados dos anos 1970, se interessava pelo rock, gênero pelo qual despontou no grupo Os Mutantes, e permanecendo de 1966 a 1972, lançando cinco discos com a banda. 

Em 1967, a banda acompanhou o cantor Gilberto Gil na apresentação da música Domingo no Parque, que ficou em segundo lugar no III Festival da Música Popular Brasileira.

Em 1972, ela lançou Hoje é o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida. Em seguida, lançou Atrás do Porto Tem Uma Cidade (1974) e o álbum Fruto Proibido (1975), em parceria com a banda Tutti Frutti, é visto como um marco fundamental na história do rock brasileiro, considerado por alguns como sua obra-prima. Neste trabalho, Rita lançou clássicos como “Agora Só Falta Você”, "Esse Tal de Roque Enrow", "Ovelha Negra" entre outros.

Rita Lee
Rita Lee
Foto: DOMICIO PINHEIRO/ estadao conteúdo

Em 1976, a cantora começou um relacionamento amoroso com o guitarrista Roberto de Carvalho e desde então tem sido o parceiro da maioria de suas canções e a acompanhou em todas suas apresentações ao vivo. Tiveram três filhos, entre eles Beto Lee, também guitarrista, que acompanha os pais nos shows. Rita Lee também é vegana e defensora dos direitos dos animais.

Origem

Nascida na véspera do Ano Novo de 1947, em uma família de classe média paulistana, Rita é a filha mais nova do dentista Charles Fenley Jones (1904–1983), paulista descendente de imigrantes norte-americanos, e de Romilda Padula (1904-1986), filha de imigrantes italianos. Seus pais tinham outras duas filhas: Mary Lee Jones e Virgínia Lee Jones.

O "Lee" é um nome composto com que o pai quis registrar todas as filhas, em homenagem ao general Robert E. Lee, do exército confederado norte-americano. 

Foto: Wikimedia Commons / Wikimedia Commons

Lee cresceu na cidade de São Paulo, no bairro da Vila Mariana. Teve aulas de piano durante a infância e suas primeiras influências musicais foram Elvis Presley, Neil Sedaka, Paul Anka, Peter, Paul and Mary, Beatles, Rolling Stones, mas também escutava música brasileira como Cauby Peixoto, Angela Maria, Tito Madi, João Gilberto, Emilinha Borba, Carmen Miranda, Dalva de Oliveira e Maysa por influência dos pais.

Rita Lee
Rita Lee
Foto: EPITÁCIO PESSOA/ estadao conteúdo

Foi na adolescência que Rita começou a se interessar por música, e junto de amigos, começou a se apresentar em pequenos grupos. Em seus 39 anos de carreira, Rita Lee gravou mais de 40 trabalhos, entre álbuns, álbuns ao vivo, singles e coletâneas.

Homenagens após a morte

Roberto Carvalho, marido de Rita Lee, emocionou a web com uma publicação de despedida da artista. "É tarde, já vou indo. Preciso ir embora, até amanhã…", escreveu ele, ao publicar uma foto da rainha do rock brasileiro acenando.

Os dois se conheceram no início da década de 1970, e ficaram juntos por quase 50 anos. Em uma parceria profissional e pessoal, tiveram três filhos juntos, Beto, João e Antônio, e muitos hits - como 'Mania de Você', 'Lança Perfume' e 'Cor de Rosa Choque'. 

Os filhos da cantora, João e Beto Lee, também lamentaram a morte da mãe nas redes sociais. Em uma postagem do pai, João afirmou estar "devastado".

"To sem chão. Arrasado. Devastado. Coração partido. Te amo pra sempre", escreveu o produtor musical. Já em seu perfil, o filho mais novo da cantora postou um vídeo dele e da mãe em sua infância.

Ele intitulou Rita como uma mulher “tão à frente do seu tempo”, “genial, talentosa, divertida”,  e amada e admirada por tantas pessoas. Em seu texto emocionado, João também afirmou que a mãe é sua heroína, que foi uma honra ser seu filho.

Artistas e políticos fizeram homenagens para Rita Lee nas redes sociais. "Estou frangalhos. A maior nos deixa hoje. Ritinha, te amarei para todo o sempre! Meus sentimentos à família, aos amigos", escreveu a rockeira Pitty. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade