Os 39 anos de carreira de Rita Lee

A rainha do rock brasileiro partiu aos 75 anos

Foto: MASSAO GOTO FILHO/ estadao conteúdo

Morre Rita Lee

O ícone do rock nacional morreu na noite de segunda-feira, 8, aos 75 anos, em São Paulo. Rita lutava contra um câncer e deixa um legado imenso na música. Tentamos reunir os principais pontos de sua obra. (01/14)

Foto: GILDA MATTAR / estadao conteúdo

Primeiros anos

Foi na infância que Rita teve o primeiro contato com música, através da professora de piano Magdalena Tagliaferro. Na adolescência ela começou a se apresentar com amigos em SP. (02/14)

Foto: MARCELO ZOCCHIO/ estadao conteúdo

Os Mutantes (1966-1972)

Desses encontros nasceu o grupo Os Bruxos, que mudou o nome para Os Mutantes. O grupo acompanhou grandes nomes da música brasileira, como Gilberto Gil, e gravou 5 álbuns. (03/14)

Foto: DOMICIO PINHEIRO/ estadao conteúdo

Primeiros álbuns solo

Juntos com Os Mutantes, Rita gravou dois álbuns solo, Build Up (1970) e Hoje é o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida (1972), gravado pelo grupo, mas lançado apenas com o nome dela. (04/14)

Foto: CLAUDINE PETROLI/ estadao conteúdo

Londres

Depois do rompimento com Os Mutantes, Rita passou um tempo em Londres. Esse período moldou a imagem consagrada da artista, com seus cabelos vermelhos. (05/14)

Foto: CLAUDINE PETROLI/ estadao conteúdo

Tutti Frutti (1973-1978)

O grupo foi responsável por lançar Fruto Proibido (1975), um dos mais importantes da carreira de Rita. Juntos foram 7 trabalhos, antes do fim da banda. (06/14)

Foto: SOLANO DE FREITAS / estadao conteúdo

Parceria com Roberto de Carvalho

Além de um casal, Lee e Carvalho eram parceiros musicais e conceberam o álbum Rita Lee, mais conhecido por Mania de Você, de 1979, com os sucessos "Mania de Você", "Chega Mais" e "Doce Vampiro". (07/14)

Foto: ARQUIVO/ estadao conteúdo

Reconhecimento internacional

O álbum seguinte ficou conhecido pelo nome da faixa “Lança Perfume”, e também tinha "Baila Comigo", "Nem Luxo Nem Lixo", entre outras. Rita ganhou até o atual Rei Charles III como fã. (08/14)

Foto: EPITÁCIO PESSOA/ estadao conteúdo

Novelas

Rita Lee teve músicas em diversas novelas, com destaque para "Vítima" que fez sucesso e foi tema de abertura da novela A Próxima Vítima (1995), ela tem até uma coletânea chamada Novelas. (09/14)

Foto: ERNESTO RODRIGUES/ estadao conteúdo

Turnê internacional

A "Turnê Internacional Yê Yê Yê de Bamba" que durou 2001-2002, percorreu todo o Brasil, EUA e alguns países da América Latina. (10/14)

Foto: EDUARDO NICOLAU/ estadao conteúdo

Aposentadoria dos palcos

Em 2012, Rita anunciou sua aposentadoria dos palcos, mas não da música. No mesmo ano ela lançou o álbum Reza, com a faixa mais ouvida daquele ano no Brasil (11/14)

Foto: estadao conteúdo/ estadao conteúdo

"Change”

Em 2021, lançou "Change", canção com parceria de Roberto de Carvalho e Gui Boratto e sua primeira música inédita em 8 anos. (12/14)

Foto: ERNESTO RODRIGUES/ estadao conteúdo

Legado

Em seus 39 anos de carreira, Rita Lee gravou mais de 40 trabalhos, entre álbuns, álbuns ao vivo, singles, coletâneas e apresentações ao vivo. (13/14)

Foto: ERNESTO RODRIGUES/ estadao conteúdo

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes. (14/14)

Foto: EPITÁCIO PESSOA/ estadao conteúdo