PUBLICIDADE

Moraes determina prisão de Oswaldo Eustáquio e Youtuber bolsonarista, afirma jornal

Polícia Federal tenta localizar os dois; ambos são acusados de participar de atos antidemocráticos

26 dez 2022 - 17h38
(atualizado às 18h12)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: IstoÉ

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou a prisão dos bolsonaristas Oswaldo Eustáquio e Bismark Fugazza, vinculados ao canal do Youtube Hipócritas, que tem conteúdo vinculado ao movimento. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo, nesta segunda-feira, 26.

Agora, a Polícia Federal procura pelos dois apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), que têm participado ativamente das manifestações antidemocráticas contra a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições 2022. 

Eustáquio já foi preso pela Polícia Federal em 2020, também por determinação de Moraes, em um inquérito das fake news, que corre no STF. Atualmente, ele cumpre prisão domiciliar, e faz uso de tornozeleira eletrônica.

Segundo a reportagem de Camila Mattoso e Marcelo Rocha, o mandado de prisão desta vez é devido ao descumprimento das condições impostas para que continue solto. Já a prisão do youtuber Bismark foi pedida pela atuação ostensiva em favor dos atos golpistas.

O Terra entrou em contato com a assessoria de imprensa do STF, que não deu detalhes sobre a decisão de Moraes, que, segundo a Corte, corre em segredo de Justiça. 

Esutáquio previa pedido de prisão

No último dia 12, Eustáquio teria se escondido dentro do Palácio do Alvorada para tentar escapar de um mandado de prisão contra ele, conforme informou o advogado do blogueiro Levi de Andrade. Em entrevista à CNN Brasil, o advogado disse que o mandado de prisão não estaria confirmado, mas um rumor apontava que ele seria expedido em breve. 

O boato ganhou força, ainda segundo Andrade, após a ordem de prisão do indígena bolsonarista José Acácio Serere Xavante por liderar atos antidemocráticos em Brasília. Por isso, Eustáquio, temendo ser preso, teria se refugiado no Alvorada ao lado de outros dois blogueiros da extrema-direita. Ele teria ligado para o advogado pedindo ajuda antes de entrar no imóvel.

Após a repercussão da informação, o blogueiro gravou um vídeo negando a informação. Ele disse que estava na residência ocupada por Jair Bolsonaro (PL) apenas para acompanhar outros blogueiros apoiadores.

"A minha entrada no Alvorada por volta das 21 horas desta segunda-feira foi devidamente registrada acompanhando os meninos do canal Hipócritas, não tendo nenhuma relação com refúgio de prisão, repito, pelo simples fato de não existir tal mandado", disse Eustáquio.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade