PUBLICIDADE

Mesmo ausente, Trump ofusca debate republicano

Adversários ironizam boicote e aproveitam para criticar o rival, favorito nas pesquisas.

29 jan 2016 - 07h51
(atualizado às 08h46)
Compartilhar
Exibir comentários
Donald Trump discursa para veteranos de guerra em evento paralelo ao debate de pré-candidatos do partido Republicano
Donald Trump discursa para veteranos de guerra em evento paralelo ao debate de pré-candidatos do partido Republicano
Foto: Getty Images

Apesar boicotar o debate dessa quinta-feira (28) com os demais pré-candidatos republicanos à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump talvez tenha conseguido maior exposição na mídia do que o evento promovido pela rede de notícias Fox News.

Trump organizou um evento paralelo na cidade de Des Moines, no estado de Iowa, que, segundo o próprio pré-candidato, arrecadou US$ 6 milhões para veteranos de guerra do país.

A estratégia do político parece ter dado certo, uma vez que o debate deixou a impressão de que nenhum de seus concorrentes representa uma potencial ameaça a Trump, que lidera as pesquisas de intenção de voto entre os republicanos.

O debate televisivo foi o último realizado antes das eleições primárias no estado de Iowa, marcado para o dia 1º de fevereiro. O chamado caucus (ou "convenção partidária") de Iowa é considerado uma etapa fundamental na corrida pela indicação à candidatura presidencial.

A ausência de Trump no evento foi atribuída às desavenças entre o pré-candidato e uma das mediadoras do primeiro debate das primárias republicanas, realizado pela mesma emissora. Trump afirmou ter sido tratado injustamente pela âncora da Fox News Megyn Kelly e chegou a insinuar que ela deveria estar menstruada ao tomar uma postura agressiva contra ele.

Pré-candidatos participam de debate do partido Republicano.
Pré-candidatos participam de debate do partido Republicano.
Foto: Getty Images

O presidente da emissora, Roger Ailes, tentou até a última hora negociar a participação de Trump no debate. Em comunicado, a Fox News informou que o pré-candidato exigiu que a emissora fizesse uma doação de US$ 5 milhões às suas instituições de caridade para que aceitasse participar do evento. A Fox News recusou a proposta.

Os adversários de Trump ironizaram a ausência dele no debate e aproveitaram a oportunidade para criticá-lo. As emissoras rivais da Fox News, CNN e MSNBC, chegaram a transmitir ao vivo o evento paralelo em Des Moines.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade