Lula inaugura porto e aeroporto em Belém após obras de ampliação
A comitiva presidencial durante a inauguração contou com a presença de diversos ministros de Estado, incluindo Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Celso Sabino (Turismo), Jader Filho (Cidades), Marina Silva (Meio Ambiente) e Rui Costa (Casa Civil), além do prefeito de Belém, Igor Normando (MDB)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou neste sábado (1º), em Belém, da inauguração do Terminal Portuário de Outeiro, que passou por ampliação, e da entrega da reforma do Aeroporto Internacional. As obras entregues visam atender à demanda gerada pela realização da COP30 - 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que será sediada na capital do Pará neste mês.
O presidente chegou à Base Aérea de Belém por volta das 10h30 (horário local). A agenda na capital paraense, onde deve permanecer até o início da COP30, em 10 de novembro, começou com a visita às obras de modernização do Aeroporto Internacional de Belém, localizado na Avenida Júlio César, bairro Val-de-Cães. No local, o presidente foi recebido pelo governador do Pará, Helder Barbalho (MDB). A solenidade no saguão incluiu a inauguração de uma placa, simbolizando a modernização do aeroporto.
A comitiva presidencial durante a inauguração contou com a presença de diversos ministros de Estado, incluindo Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Celso Sabino (Turismo), Jader Filho (Cidades), Marina Silva (Meio Ambiente) e Rui Costa (Casa Civil), além do prefeito de Belém, Igor Normando (MDB).
A concessionária responsável pelo Aeroporto Internacional de Belém havia anunciado, no início de outubro, a conclusão das intervenções para a COP30, juntamente com a ampliação do número de voos nacionais e internacionais. As obras de modernização, iniciadas em 2024, representaram um investimento superior a R$ 400 milhões, com o objetivo de elevar a capacidade de recebimento e oferta de voos. A ampliação de voos é uma das medidas adotadas pelas companhias aéreas para se adequar à Conferência do Clima, que tem expectativa de reunir 50 mil participantes em novembro.
Após a solenidade no aeroporto, o presidente e os ministros visitaram as obras de requalificação do Terminal Portuário de Outeiro, situado na Ilha de Outeiro. A Companhia Docas do Pará (CDP), gestora da área portuária, informou que as melhorias na infraestrutura portuária tiveram início em abril de 2015. A previsão inicial de conclusão estava estipulada entre setembro e outubro, visando permitir a atracação de dois navios de cruzeiros.
Ver essa foto no Instagram
A requalificação do porto integra um conjunto de ações do Governo Federal para aumentar a oferta de acomodação na capital paraense, em resposta à elevação de preços em hotéis e plataformas de hospedagem. Os dois navios de cruzeiro, com capacidade somada para aproximadamente 5 mil pessoas, têm chegada prevista para os dias 4 e 5 de novembro. Eles ficarão atracados no porto, distante cerca de 20 km do local de realização da conferência, o Parque da Cidade. Para aprimorar o acesso entre a ilha de atracação e a parte continental de Belém, uma ponte foi entregue em outubro.
O governador do Pará, Helder Barbalho, declarou que as duas obras concluídas melhoram significativamente as condições da região metropolitana e da capital para a realização da COP. Segundo ele, os navios ficarão ancorados em uma nova estrutura construída no cais, planejada para viabilizar a presença dessas embarcações. O governador mencionou também a estrutura de alfândega e de terminais para receber e acomodar os passageiros adequadamente.
As cerimônias de entrega, tanto no aeroporto quanto no porto, ocorreram de forma protocolar e não incluíram discursos do presidente da República.