PUBLICIDADE

'Isso é genocídio', diz presidente da Ucrânia à TV dos EUA

Declaração ocorre após forças ucranianas retomarem cidade de Bucha, perto de Kiev, e encontrarem corpos de civis mortos pelas forças russas

3 abr 2022 - 14h28
(atualizado às 14h31)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, acusou a Rússia neste domingo de cometer genocídio em seu país, enquanto líderes ocidentais condenam imagens de civis ucranianos mortos em uma cidade abandonada por forças russas nos arredores da capital Kiev.

"Na verdade, isso é genocídio. A eliminação de toda a nação e de um povo", disse Zelenskiy ao programa de notícias "Face the Nation" da CBS, falando por meio de um tradutor.

"Somos cidadãos da Ucrânia e não queremos ser subjugados à política da Federação Russa. Esta é a razão pela qual estamos sendo destruídos e exterminados."

Volodymyr Zelensky discursou ao Parlamento da Itália
Volodymyr Zelensky discursou ao Parlamento da Itália
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

As declarações de Zelenskiy acontecem um dia depois que as forças ucranianas retomaram a cidade de Bucha, perto de Kiev, e encontraram o que autoridades e testemunhas disseram ser os corpos de civis mortos pelas forças russas.

O Ministério da Defesa da Rússia negou as acusações, dizendo que imagens e fotografias mostrando cadáveres em Bucha são "mais uma provocação" de Kiev.

Questionado se o presidente russo, Vladimir Putin, seria responsabilizado, Zelenskiy disse que outros também compartilham a culpa.

"Acho que todos os comandantes militares, todos aqueles que deram instruções e ordens devem ser punidos adequadamente", disse ele.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade