PUBLICIDADE

Irmã de Kim Jong-un chega à Coreia do Sul

9 fev 2018 - 07h22
Compartilhar
Exibir comentários

Delegação de alto escalão vai assistir à abertura dos Jogos Olímpicos de Pyeongchang e se reunir com o presidente sul-coreano. É a primeira visita de um membro da família ao Sul.Uma delegação de alto escalão da Coreia do Norte, que inclui Kim Yo-jong, irmã do líder Kim Jong-un, chegou nesta sexta-feira (09/02) a Incheon, na Coreia do Sul, para assistir à abertura dos Jogos Olímpicos de Pyeongchang e se reunir com o presidente sul-coreano, Moon Jae-in.

Kim Yo-jong tem grande influência sobre o irmão e é membro do politburo do partido do regime
Kim Yo-jong tem grande influência sobre o irmão e é membro do politburo do partido do regime
Foto: DW / Deutsche Welle

A comitiva, liderada pelo chefe de Estado cerimonial do país, Kim Yong-nam, é composta por 22 membros e chegou a bordo de um jato particular por volta das 13h50 (horário local, 2h50 de Brasília) ao aeroporto internacional de Incheon, onde era aguardada pelo ministro da Unificação da Coreia do Sul, Cho Myoung-gyon, entre outras autoridades.

Kim Yo-jong tem grande influência sobre o irmão e é membro do politburo do partido do regime. Durante essa visita histórica ao Sul - é a primeira vez que um membro da família Kim viaja para o país vizinho -, a delegação deve se reunir amanhã com o presidente sul-coreano.

Após ser recebida por um amplo esquema de segurança no aeroporto, a delegação do regime deve se deslocar de trem até PyeongChang, a cerca de 180 quilômetros de Seul, para assistir à cerimônia de abertura dos Jogos, que começa às 20h (horário local, 9h de Brasília).

O presidente honorário norte-coreano também participará de uma recepção oferecida por Moon, onde estarão presentes o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, entre outros líderes, segundo o escritório presidencial de Seul.

A delegação norte-coreana voltará a Seul amanhã para participar de um almoço e uma reunião com o presidente sul-coreano, que será realizada provavelmente no escritório presidencial, e voltará no dia seguinte para a Coreia do Norte.

A reunião de sábado em Seul entre Moon e a delegação norte-coreana não tem precedentes, já que as duas últimas reuniões entre as Coreias, onde participaram os respectivos líderes, aconteceram em Pyongyang nos anos de 2000 e 2007.

AS/efe/lusa

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade