Iniciada obra em estação que deixará mais de 600 mil pessoas sem água na Capital
Ao todo, 34 bairros serão impactados diretamente pela manutenção programada pelo Dmae
A obra de manutenção na Estação de Tratamento de Água (ETA) São João, programada pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), foi iniciada as 18h deste domingo (13). A ação pode deixar 637 mil moradores de Porto Alegre sem abastecimento de água em bairros das zonas Norte e Leste da cidade, com normalização prevista apenas para quarta-feira, 16, nas áreas mais altas ou distantes do sistema.
Ao todo, 34 bairros serão impactados diretamente pelo desligamento da estação, que ficará fora de operação até a madrugada de terça-feira, 15, para a realização de seis serviços simultâneos de melhoria no sistema de abastecimento da capital.
Entre os trabalhos programados está a substituição da adutora de recalque da Estação de Bombeamento Ouro Preto, cuja falha em abril afetou mais de 219 mil pessoas. O Dmae também realizará intervenções em três pontos da rede como parte da ampliação do Sistema de Abastecimento de Água São João, com investimento de R$ 87 milhões, além da instalação de um novo registro que permitirá reduzir o impacto de futuras paradas operacionais.
Durante a manutenção, caminhões-pipa serão disponibilizados para atendimento emergencial, com prioridade para hospitais, escolas, casas de saúde e clínicas geriátricas. Solicitações individuais devem ser feitas às subprefeituras da cidade.
Bairros atingidos:
- Anchieta
- Auxiliadora
- Boa Vista
- Chácara das Pedras
- Costa e Silva
- Cristo Redentor
- Farrapos
- Floresta
- Higienópolis
- Humaitá
- Jardim Carvalho
- Jardim Europa
- Jardim Floresta
- Jardim Lindóia
- Jardim Itú
- Jardim Sabará
- Jardim Leopoldina
- Jardim São Pedro
- Mário Quintana
- Morro Santana
- Navegantes
- Parque Santa Fé
- Passo D'Areia
- Passo das Pedras
- Rubem Berta
- Santa Maria Goretti
- Santa Rosa de Lima
- São Geraldo
- São João
- São Sebastião
- Sarandi
- Três Figueiras
- Vila Ipiranga
- Vila Jardim
Orientação à população:
O retorno da água poderá apresentar alterações de cor e gosto, devido à movimentação de partículas internas da tubulação. Caso a situação persista, o Dmae orienta que os moradores solicitem lavagem da rede ou do ramal domiciliar pelo telefone 156, opção 2.