Idoso desaparecido é encontrado morto no Rio das Antas em Flores da Cunha
Valdir Scortegagna, de 79 anos, estava sumido desde a manhã de terça-feira; corpo foi localizado com auxílio de drone
O corpo de Valdir Scortegagna, de 79 anos, foi encontrado na tarde desta quarta-feira (8) nas águas do Rio das Antas, em Flores da Cunha, na Serra Gaúcha. O idoso estava desaparecido desde a manhã de terça-feira (7), quando foi visto pela última vez desembarcando de um táxi na ponte da ERS-122, divisa com Antônio Prado.
A localização ocorreu por volta das 15h30min, durante uma intensa operação de buscas que mobilizou o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil. A identificação do ponto exato onde o corpo estava submerso foi possível graças ao uso de um drone das equipes de resgate. Após a visualização aérea, os bombeiros realizaram uma incursão por terra e água para efetuar a retirada da vítima.
Dinâmica do desaparecimento e buscas
Segundo informações da Polícia Civil, Valdir saiu de Caxias do Sul em um táxi na manhã de terça-feira. O motorista relatou às autoridades que o passageiro solicitou o desembarque por volta das 10h, exatamente sobre a ponte do Rio das Antas (km 108 da ERS-122). Como ele não retornou para casa e não deu mais notícias, a família registrou o desaparecimento no final da tarde do mesmo dia.
A força-tarefa de busca contou com recursos avançados para cobrir a área do Rio das Antas, incluindo:
Cão de busca: Vindo de Porto Alegre para auxiliar no rastreio por terra;
Tecnologia: Uso de sonar para varredura subaquática e drones para monitoramento de superfície;
Equipes náuticas: Embarcações que percorreram as margens nas proximidades da ponte Valdomiro Bocchese.
A área foi isolada para o trabalho da perícia técnica. O corpo de Valdir Scortegagna foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para confirmar a causa da morte. A Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar as circunstâncias que levaram o idoso até o local e o que teria provocado a queda no rio.
Comentários
As opiniões expressas nos comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Terra.