Histórias de terror para crianças: "Gremlins" e o medo de coisas normais - e até "fofas" - virarem assustadoras
Não os molhe. Não os exponha à luz forte. Não os alimente depois da meia-noite. Regras simples que foram quebradas e transformaram bichinhos fofos em animais violentos, sádicos e destrutivos
O terror sempre nos ajudou a estabelecer os limites da aceitabilidade, dando um nome e uma forma ao que os transgride. Muito do que constitui o terror tem origem na infância, uma época em que os limites e as ideias de transgressão são estabelecidos pela primeira vez.
Crianças muitas vezes podem encarar o mundo como um lugar assustador, cheio de poderes invisíveis e misteriosos. Qualquer criança que já ouviu dizer que os monstros debaixo da cama não são reais sabe o quão pouco essa garantia ajuda a amenizar seu medo muito real.
É a atitude dos adultos em relação aos monstros que é mais difícil de entender. Como sociedade, em grande parte não acreditamos mais em duendes e demônios. Mas ainda tememos a possível influência negativa que eles podem ter na mente das crianças. O filme Gremlins, de 1984, é um bom exemplo disso.
Gremlins é sobre um jovem que ganha um novo animal de estimação no Natal. O pai de Billy não comprou um gato ou um cachorro, mas uma criaturinha fofa conhecida como "mogwai", que ele adquiriu de um vendedor misterioso em Chinatown. Billy, que batiza o mogwai de Gizmo, só precisa seguir três regras essenciais: não expô-lo à luz, mantê-lo longe da água e, o mais importante de tudo, nunca alimentá-lo depois da meia-noite.
Gizmo é fofo. Ele tem olhos grandes e redondos, bochechas rechonchudas e um sorriso tímido que olha ansiosamente para Billy, como se Billy fosse o centro do seu universo. Ele balbucia, mas não consegue falar, aconchega-se suavemente e brinca. Gizmo é, por outras palavras, uma representação de uma criança.
Billy derrama água em Gizmo e descobre que isso gera uma ninhada de mogwais menores. O mais travesso da nova ninhada, Stripe, consegue enganar Billy para que os alimente depois da meia-noite, momento em que eles se transformam em casulos e eclodem em gremlins.
Gremlins são violentos, sádicos, destrutivos e buscam o prazer, e seu principal prazer é a confusão. Eles têm dentes, garras, pele escamosa e olhos que olham com ódio alegre para aqueles que se interpõem em seu caminho. Os gremlins são, de outras maneiras, também uma representação de uma criança.
O psicanalista Sigmund Freud discutiu as raízes do estranho no familiar, algo que é alterado apenas o suficiente para se tornar terrível. Um animal de estimação, um brinquedo, um quarto à noite, uma criança, têm uma familiaridade reconfortante. Mas também são fontes clássicas de terror.
Não temos medo do que é diferente de nós; temos medo do que está perto de nós — algo que pensávamos ser familiar, mas que de repente se tornou estranho.
O que poderia ser mais familiar e, ao mesmo tempo, mais estranho do que uma criança? Ao mesmo tempo uma figura idealizada de inocência indefesa e uma força implacável de indisciplina enérgica, uma criança é a criatura mais profundamente humana e mais profundamente estranha.
Os gremlins destroem a casa de Billy, balançam nos abajures e fazem sua mãe refém, tudo isso com a televisão ligada o tempo todo. O cenário é certamente familiar para muitos pais, ainda mais considerando que o filme se passa no Natal.
Por meio de vários métodos cada vez mais engenhosos — você nunca mais vai olhar para um liquidificador da mesma forma —, Billy, sua mãe e sua colega de trabalho Kate (que ficou traumatizada com o Natal depois que seu pai quebrou o pescoço ao tentar descer por uma chaminé) conseguem matar os gremlins. O dono do empório de Chinatown volta para recuperar o mogwai (palavra que significa "espírito maligno" em chinês), mas não sem antes repreender a família e os ocidentais em geral por sua incapacidade de cuidar da natureza.
O filme sugere que várias regras foram transgredidas. Nosso desejo louco de acumular cada vez mais coisas é feito sem pensar nas consequências. O filme também levanta a questão sobre os limites do conhecimento.
Quando Billy leva seu novo animal de estimação para a escola, seu professor quer fazer experiências com ele, uma figura gótica do cientista amoral que remonta a Frankenstein. Ao mesmo tempo, os gremlins que causam estragos no subúrbio americano são uma clara referência ao pânico moral em relação aos imigrantes.
A descoberta do mogwai em Chinatown se baseia em uma longa tradição de fantasias orientalistas de um Oriente mágico, exótico, mas perigoso, associado a uma imagem mais moderna do Leste Asiático como fabricante de bens de consumo baratos.
A violência de Gremlins levou os cinemas americanos a introduzir uma classificação especial PG-13. No Reino Unido, eu assisti ao filme no cinema, aos cinco anos de idade. Não tenho certeza se era o filme infantil que minha mãe esperava quando me comprou o ingresso. Mas eu adorei — e acho que seus filhos também vão adorar.
Gremlins é classificados como adequado para crianças com mais de 13 anos
Louis Bayman não presta consultoria, trabalha, possui ações ou recebe financiamento de qualquer empresa ou organização que poderia se beneficiar com a publicação deste artigo e não revelou nenhum vínculo relevante além de seu cargo acadêmico.