PUBLICIDADE

Guilherme Mazieiro

"Esse é um tema do presidente", desconversa Alckmin sobre saída de ministério

Em fala rápida à coluna, vice-presidente evitou comentar minirreforma que está em estudo no Planalto para abrigar PP e Republicanos

20 jul 2023 - 18h59
Compartilhar
Exibir comentários
Vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), ao lado de Lula (PT), em evento na Base Aérea de Brasília
Vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), ao lado de Lula (PT), em evento na Base Aérea de Brasília
Foto: Cadu Gomes / Vice-Presidência da RepúblicaR

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) desconversou sobre a possibilidade de deixar o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, no rearranjo político que está sendo estudado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Questionado pela coluna, ele limitou-se a dizer: "Este é um tema do presidente".

Alckmin participou de um evento na Base Aérea de Brasília, nesta quinta-feira, 20, em celebração aos 150 anos de Santos Dumont, pai da aviação e patrono da Força Aérea Brasileira (FAB). O vice-presidente foi abordado quando saía da base e não respondeu a outros questionamentos. A assessoria alertou que, apesar dos pedidos da coluna e de outros jornalistas, ele não estava falando sobre o tema.

A pasta de Alckmin é almejada pelo centrão e pode ser uma das que devem passar por trocas de comando na minirreforma de Lula. Além da importância da pasta, a eventual troca seria um "corte na carne", sem a necessidade de mexer com outros ministérios já negociados com partidos aliados.

Entre os partidos que devem ser acomodados no governo estão o PP e o Republicanos, legendas que estavam na coligação do PL de Jair Bolsonaro e disputaram a Presidência contra o PT nas eleições de 2022. O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, se reuniu com os deputados Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) e André Fufuca (PP-MA), na terça-feira, 18.

Com a volta de Lula ao Brasil após viagem a Bruxelas, na Bélgica, as conversas devem avançar para efetivar trocas na Esplanada e acomodar novos aliados do centrão.

Fonte: Guilherme Mazieiro Guilherme Mazieiro é repórter e cobre política em Brasília (DF). Já trabalhou nas redações de O Estado de S. Paulo, EPTV/Globo Campinas, UOL e The Intercept Brasil. Formado em jornalismo na Puc-Campinas, com especialização em Gestão Pública e Governo na Unicamp. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade