PUBLICIDADE

Guilherme Mazieiro

Em clima de 'lua de mel', Lula dá honraria a Macron, e francês entrega medalha a Janja

Decreto que condecora francês com Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União

28 mar 2024 - 14h46
(atualizado às 15h05)
Compartilhar
Exibir comentários
Lula recebe Macron no Palácio do Planalto
Lula recebe Macron no Palácio do Planalto
Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

O presidente Lula (PT) concederá ao presidente francês, Emmanuel Macron, a mais alta honraria brasileira a um estrangeiro, a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul. O ato reforça a boa relação criada por ambos e viralizada em redes sociais por memes. O governo francês também entregou uma honraria à primeira-dama, Janja da Silva, a Insígnia da Ordem Nacional da Legião de Honra, no grau de oficial. Macron disse que Lula já havia sido nomeado na mesma honraria e por isso nomearia a esposa do petista.

A entrega do "Colar da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul" acontecerá durante a tarde desta quinta, no Palácio do Planalo, onde os presidentes farão declaração conjunta à imprensa. O decreto que estabelece a entrega foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União.

Nos últimos dias viralizaram fotos e memes que mostram ambos sorridentes e em poses descontraídas durante agenda na Amazônia. A divulgação orgânica nas redes surpreendeu integrantes da Secom e ajudou a melhorar a imagem de Lula. Em razão da queda de popularidade do governo, registrada em pesquisas de opinião recentes, o presidente cobrou melhorias na comunicação e que ministros circulem pelo país para divulgar suas ações.

Macron foi recebido com honras de Estado nesta quinta. O telão que exibia a cerimônia ao vivo, instalado dentro do Palácio do Planalto, trazia uma das foto de Macron olhando para Lula que viralizaram nas redes. Ainda que o clima entre ambos seja de amizade e descontraído, um dos principais desafios de Lula na política externa está emperrado pela oposição de Macron. O governo francês é contra os termos do acordo de livre comércio entre União Europeia e Mercosul, discutido há mais de 20 anos, sem uma conclusão.

Telão no Palácio do Planalto destaca foto que viralizou nas redes sociais
Telão no Palácio do Planalto destaca foto que viralizou nas redes sociais
Foto: Guilherme Mazieiro/Terra

Durante a viagem de três dias, o presidente francês passou por outras três cidades: Belém (PA), onde se reuniu com Lula, o governador Helder Barbalho (MDB) e lideranças indígenas; Rio de Janeiro, para o lançamento de um submarino e São Paulo, onde se encontrou com empresários e participou de um evento na Universidade de São Paulo (USP).

Ordem do Cruzeiro do Sul

De acordo com informações do Palácio do Planalto, a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul originou-se da extinta Ordem Imperial do Cruzeiro, instituída por Decreto de 1º de dezembro de 1822 de D. Pedro I, para assinalar de modo solene a sua Aclamação. Sua concessão dá-se por decreto presidencial, configurando-se em ato de relações exteriores. É a mais alta condecoração brasileira atribuída a cidadãos estrangeiros.

Fonte: Guilherme Mazieiro Guilherme Mazieiro é repórter e cobre política em Brasília (DF). Já trabalhou nas redações de O Estado de S. Paulo, EPTV/Globo Campinas, UOL e The Intercept Brasil. Formado em jornalismo na Puc-Campinas, com especialização em Gestão Pública e Governo na Unicamp. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade