PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Guilherme Mazieiro

Em busca de crescimento em 2024, conferência eleitoral do PT terá Lula e um terço dos ministros

Partido é o 10º em número de prefeituras no país; evento começa hoje, em Brasília, com discurso de abertura de Lula

8 dez 2023 - 09h58
Compartilhar
Exibir comentários
Presidente Lula fará abertura de evento do PT nesta sexta, 8
Presidente Lula fará abertura de evento do PT nesta sexta, 8
Foto: DW / Deutsche Welle

A conferência eleitoral do PT, que acontece nesta sexta, 8, e sábado, 9, em Brasília, terá a presença do presidente Lula (PT) e de mais 13 dos 38 ministros da Esplanada. O evento que ocorre no Centro de Convenções Ulysses Guimarães terá seis salas com debates acontecendo simultaneamente para discussão de temas como estratégia de comunicação para eleição, gestão pública municipal, elaboração de programa de governo e realizações do governo federal nos municípios.

A abertura deve acontecer às 19h com participação de Lula. O presidente anunciou que em 2024 fará menos agendas internacionais e mais visitas aos municípios brasileiros para acompanhar obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As viagens internas de Lula são vistas como uma maneira de tentar alavancar candidaturas locais e ampliar a presença do partido e aliados nos municípios.

Um dos principais debates será na área de economia, realizado por duas figuras de peso no PT com visões antagônicas sobre o tema: a presidente Gleisi Hoffmann e Fernando Haddad. A expectativa é de que, apesar de linhas distintas, ambos façam uma defesa do governo.

Em 2024, o PT deve abrir mão das duas principais prefeituras do país, São Paulo, onde apoiará Guilherme Boulos (Psol) e Rio de Janeiro, cujo candidato deve ser Eduardo Paes (PSD).

De acordo com levantamento do portal Poder 360, o PT é o 10º partido com mais prefeituras no país: 227. A lista é liderada por PSD, com 968, e MDB, com 838. O levantamento considerou os 5.568 municípios brasileiros em que há eleição.

Segundo a programação, estão confirmados no evento do PT:

Alexandre Padilha (Relações Institucionais) 

Camilo Santana (Educação)

Cida Gonçalves (Mulheres)

Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos)

Fernando Haddad (Fazenda)

Luiz Marinho (Trabalho e Emprego)

Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência)

Margareth Menezes (Cultura)

Nísia Trindade (Saúde)

Paulo Pimenta (Comunicação Social)

Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário)

Rui Costa (Casa Civil)

Silvio Almeida (Direitos Humanos)

Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social)

Fonte: Guilherme Mazieiro Guilherme Mazieiro é repórter e cobre política em Brasília (DF). Já trabalhou nas redações de O Estado de S. Paulo, EPTV/Globo Campinas, UOL e The Intercept Brasil. Formado em jornalismo na Puc-Campinas, com especialização em Gestão Pública e Governo na Unicamp. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade