PUBLICIDADE

Guilherme Mazieiro

Bia Kicis se confunde e manda deputada se retirar de audiência com ministra da Saúde

A deputada Fernanda Pessoa (União Brasil-CE) aplaudia a fala de Nísia Trindade quando foi surpreendida com ordem de Kicis

9 ago 2023 - 15h08
Compartilhar
Exibir comentários
A deputada Bia Kicis, em sessão na Câmara dos Deputados
A deputada Bia Kicis, em sessão na Câmara dos Deputados
Foto: Veja

A presidente da comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, Bia Kicis (PL-DF), acionou a Polícia Legislativa e mandou a deputada Fernanda Pessoa (União Brasil-CE) se retirar da audiência com a ministra da Saúde, Nisia Trindade, que acontece nesta quarta-feira, 9. Kicis não tinha reconhecido a colega parlamentar e a confundiu com alguma assessora. Depois da confusão, pediu desculpas.

Durante a sessão, Kicis pediu algumas vezes silêncio e ameaçou retirar assessores ou convidados governistas que se manifestassem durante as falas de Nisia Trindade. Enquanto a ministra respondia a um questionamento do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), houve, novamente, aplausos. Neste momento, a presidente do colegiado, sem reconhecer Pessoa, mandou que ela saísse:

“Eu estava aqui observando, e tem presentes [se manifestando] que não são parlamentares. Então, vou pedir que se retire ou a Polícia Legislativa será chamada a conduzir, amigavelmente, essa pessoa. Tem uma senhora de blazer rosa, ali, mexendo no celular“, determinou Kicis.

No entanto, a pessoa a que ela se referia é a deputada Fernanda Pessoa, que se identificou como parlamentar à Kicis e apontava para o broche de deputada que trazia na lapela do terno. A fala de Kicis gerou bate boca entre os deputados da base e da oposição. Ao ser alertada de que se tratava de uma parlamentar, Kicis se desculpou pelo equívoco.

A deputada Pessoa disse, ao microfone, que se sentiu ofendida com o ocorrido. Na sequência, Kicis pediu desculpas novamente.

Fonte: Guilherme Mazieiro Guilherme Mazieiro é repórter e cobre política em Brasília (DF). Já trabalhou nas redações de O Estado de S. Paulo, EPTV/Globo Campinas, UOL e The Intercept Brasil. Formado em jornalismo na Puc-Campinas, com especialização em Gestão Pública e Governo na Unicamp. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade