Greve na CPTM afeta 3 linhas de SP; veja operação hoje
Paralisação atinge as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade nesta quarta-feira; Governo aciona Plano Paese e suspende rodízio de veículos
Os trabalhadores da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) mantêm o segundo dia consecutivo de paralisação no sistema ferroviário de São Paulo. Em suma, a decisão, tomada em conjunto com o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Central do Brasil, afeta diretamente o deslocamento de cerca de 1 milhão de passageiros.
Em contrapartida à paralisação, o Governo do Estado de São Paulo, o Metrô de São Paulo e a CPTM ampliaram o plano de contingência emergencial. Diante desse cenário, a prefeitura paulistana manteve a suspensão do rodízio municipal de veículos para amenizar os impactos no trânsito, que ultrapassou 700 quilômetros de engarrafamento no dia anterior.
Nosso compromisso é com quem acorda cedo todos os dias e precisa de um transporte público confiável para chegar ao trabalho, estudar, ir a uma consulta ou realizar um exame. A greve de hoje é resultado unicamente de instrumentalização política para prejudicar o passageiro e o…
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) August 4, 2026
Situação das linhas da CPTM
-
Linha 11-Coral: Funciona apenas no trecho entre Palmeiras-Barra Funda e Guaianases.
-
Linha 12-Safira: Opera somente entre Brás e Engenheiro Goulart.
-
Linha 13-Jade: Circula exclusivamente entre Aeroporto-Guarulhos e Engenheiro Goulart.
-
Expresso Aeroporto: Serviço totalmente interrompido.
-
Linha 10-Turquesa: Opera regularmente em todo o percurso.
Nesse sentido, as linhas geridas por concessionárias privadas funcionam sem paralisações. A TIC Trens opera a Linha 7-Rubi com frota máxima nos horários de pico. Do mesmo modo, a ViaMobilidade mantém a circulação normal nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, reforçando o contingente de segurança nas estações.
Reforço no Metrô e operação do Paese
A princípio, o Metrô disponibilizou a abertura de quatro ramais para as 4h da manhã: Linha 1-Azul, Linha 2-Verde, Linha 3-Vermelha e Linha 15-Prata, após a paralisação na CPTM. A Linha 3-Vermelha opera com o dobro de composições na zona leste, além de promover manobras intermediárias e reforçar o efetivo nas estações Corinthians-Itaquera, Tatuapé, Brás e Palmeiras-Barra Funda.
O Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (Paese) colocou 195 ônibus gratuitos nas ruas para cobrir os trechos sem trem da CPTM.
-
Atendimento da Linha 11-Coral: 95 ônibus rodando entre Guaianases e Estudantes.
-
Atendimento da Linha 12-Safira: 90 ônibus realizando o trajeto Calmon Viana a Engenheiro Goulart.
-
Atendimento da Linha 13-Jade: 10 ônibus ligando o Aeroporto-Guarulhos à Estação Engenheiro Goulart.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.