Governo Lula é aprovado por 50% dos brasileiros, aponta pesquisa Pulso Brasil/Ipespe
Pesquisa divulgada pela Pulso Brasil/Ipespe nesta quinta-feira (25) aponta o índice da aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Pesquisa divulgada pela Pulso Brasil/Ipespe nesta quinta-feira, 25 de setembro, aponta o índice da aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), atingindo a marca de 50%. Segundo o levantamento, 48% desaprovam a gestão do petista.
Os dados mostram crescimento favorável a Lula de sete pontos percentuais em comparação com a pesquisa anterior, divulgada em julho. A reprovação recuou três pontos
Levantamento mostra que a aprovação ao governo Lula é "superlativa entre os eleitores de esquerda (95%), mas superou a desaprovação também entre eleitores do centro (49%) e da classe média (51%)".
O instituto ouviu 2.500 pessoas em todas as regiões do país entre os dias 19 e 22 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95,45%.
Lula lidera corrida presidencial
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera hoje as intenções de voto para as eleições de 2026, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada no dia 18 de setembro.
O instituto testou oito cenários de primeiro turno, com o petista liderando em todos. Além disso, o levantamento mostrou que Lula venceria todos seus potenciais adversários num eventual segundo turno pelo Palácio do Planalto.
De modo geral, a pesquisa revelou um cenário de estabilidade em relação ao levantamento publicado no mês passado. De lá para cá, o presidente seguiu na liderança em todos os cenários testados, com sutis variações dentro da margem de erro.
A pesquisa ouviu 2.004 eleitores em 120 cidades brasileiras de 12 a 14 de setembro. A coleta foi realizada em domicílio com questionários estruturados. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, com 95% de confiança.
Em eventual segundo turno contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula registrou 43% das intenções de voto. Já o governador paulista somou 35%. Os números são iguais aos da pesquisa divulgada em agosto.
A pesquisa também testou cenários de segundo turno entre Lula e membros da família Bolsonaro. Segundo o levantamento, Lula venceria o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com 47% dos votos, contra 34% do adversário. Porém, o cenário é improvável, uma vez que Bolsonaro está inelegível e foi condenado a mais de 27 anos de prisão.