PUBLICIDADE

Governo de Santa Catarina decreta situação de emergência após fortes chuvas no Estado

Cidades da Grande Florianópolis ficaram parcialmente submersas pela água; duas pessoas morreram

1 dez 2022 - 17h02
(atualizado às 17h03)
Compartilhar
Exibir comentários
Governo de Santa Catarina decreta situação de emergência após fortes chuvas no estado:

O governo de Santa Catarina decretou situação de emergência nesta quinta-feira, 1º, após as fortes chuvas causarem inundações, deslizamentos e o bloqueio de rodovias. A decisão, segundo o governador do Estado, Carlos Moisés (Republicanos), permite facilitar as ações para o atendimento, assistência às pessoas e recuperação dos municípios afetados. 

“O momento é delicado e exige a atenção e cuidado de todos, especialmente nas estradas e locais de riscos de deslizamentos e inundações. A orientação é para que as pessoas evitem se deslocar para outros locais ou cidades. O momento é de união de forças”, afirmou o chefe do executivo estadual.

Com um acumulado que supera os 600 milímetros de chuvas desde o início da semana em alguns pontos, segundo o Metsul, cidades da grande Florianópolis ficaram parcialmente debaixo d'água. Segundo o governo do Estado, 17 cidades catarinenses também já decretaram situação de emergência.

Governo de Santa Catarina decreta situação de emergência após fortes chuvas no estado
Governo de Santa Catarina decreta situação de emergência após fortes chuvas no estado
Foto: Reprodução

As cidades que decretaram situação de emergência são: Araquari, Joinville, São Bento do Sul, Luiz Alves, Corupá, Guaramirim, Rio dos Cedros, Campo Alegre, Santo Amaro da Imperatriz, Benedito Novo, Palhoça, Rancho Queimado, São José, Águas Mornas, Antônio Carlos, Armazém e Anitápolis.

Nos municípios foram registradas ocorrências como alagamentos, quedas de árvores, inundações e deslizamentos. Ao todo, 882 pessoas estão desalojadas e 195 desabrigadas. Também foram registrados duas mortes, um por soterramento e outro por choque elétrico, informou o governo de Santa Catarina.

Equipes de resgate têm usado helicópteros para retirar pessoas que ficaram ilhadas e que se refugiaram nos telhados de suas casas. Imagens aéreas dão um panorama de como ficou a cidade de Santo Amaro da Imperatriz, uma das mais atingidas pelas chuvas torrenciais (veja no vídeo acima).

Com a situação, municípios da região suspenderam as aulas, assim como a Universidade Federal de Santa Catarina. A previsão é de que o volume de chuvas na região diminua nos próximos dias.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade