Garoto de 12 anos é expulso de jogo na base por subir na bola com os dois pés; veja vídeo
No Campeonato Paulista Sub-12, o atleta Wallacy, do Mauá, de 12 anos, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso durante a partida contra o Jabaquara.
No Campeonato Paulista Sub-12, o atleta Wallacy, do Mauá, de 12 anos, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso durante a partida contra o Jabaquara, na última semana, após subir na bola com os dois pés.
Na súmula, o árbitro registrou que a atitude configurou "ato antidesportivo ao subir na bola com ambos os pés, mostrando desrespeito aos adversários".
Confira o vídeo:
View this post on Instagram
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já havia se posicionado em abril sobre esse tipo de lance, depois que Memphis Depay, do Corinthians, realizou o mesmo gesto contra o Palmeiras, na final do Campeonato Paulista.
Na ocasião, a entidade definiu a ação como "falta de respeito ao futebol", passível de cartão amarelo e tiro livre indireto.
A medida, segundo a CBF, visa coibir atitudes que inflamem o ambiente das partidas e provoquem conflitos.
A decisão foi tomada após uma série de episódios semelhantes. Um dos mais recentes aconteceu na final do Campeonato Paulista deste ano, quando Memphis Depay subiu na bola durante o clássico entre Corinthians e Palmeiras, provocando uma confusão que terminou com as expulsões de José Martinez, do Corinthians, e Marcelo Lomba, do Palmeiras.
Em 2023, Soteldo protagonizou lance semelhante na vitória do Santos sobre o Vasco, pelo Brasileirão. O episódio gerou reação dos jogadores do time carioca, incluindo Vegetti e Rossi.
Mais recentemente, no fim de março, o atacante Ruan Pablo, do Bahia, foi advertido com cartão amarelo após subir na bola com os dois pés na vitória da Seleção Brasileira sobre a Bolívia, pelo Sul-Americano Sub-17.
A CBF justifica a orientação com base nas regras do futebol, especificamente no trecho que trata de "infrações por conduta antiesportiva".
De acordo com a entidade, subir na bola se enquadra em comportamento que "mostra falta de respeito pelo futebol".