Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fala antiga de Bolsonaro sobre liberdade ser mais importante que a vida circula fora de contexto

28 dez 2022 - 15h19
Compartilhar
Exibir comentários

Um discurso em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) diz que "a liberdade é mais importante que a nossa própria vida", dado em 27 de abril deste ano, voltou a circular com a informação falsa de que teria sido feito nesta terça-feira (27 de dezembro). As imagens foram gravadas durante um encontro com parlamentares no Palácio do Planalto em apoio ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado por ameaças e incitação à violência contra ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).

Até esta quarta-feira (28), a publicação com o conteúdo enganoso acumulava 360 mil visualizações e 5.000 compartilhamentos no Facebook e 644 mil visualizações e 13 mil compartilhamentos no Kwai (fale com a Fátima).

Selo falso

Reprodução de publicação enganosa que alterou a data original do discurso do presidente Jair Bolsonaro
Reprodução de publicação enganosa que alterou a data original do discurso do presidente Jair Bolsonaro
Foto: Aos Fatos

Não foi gravado recentemente, mas em 27 de abril de 2022, o vídeo que mostra o presidente Jair Bolsonaro (PL) dizendo que "a nossa liberdade não tem preço" e " é mais importante que a nossa própria vida, porque um homem e uma mulher sem liberdade não têm vida". A fala aconteceu durante uma reunião de parlamentares no Palácio da Alvorada, promovida pelo presidente, em Brasília, em apoio ao deputado Daniel Silveira (PTB-RJ).

No dia 20, Silveira foi condenado a oito anos e nove meses de reclusão em regime fechado, mais aplicação de 35 dias-multa de cinco salários mínimos (cerca de R$ 192 mil), pelos crimes de ameaças e incitação à violência contra ministros do STF. Um dia depois, Bolsonaro assinou um decreto que concedeu "indulto individual" ao deputado, extinguindo a sua pena de prisão.

As condenações são relativas a vídeos gravados em redes sociais, nos anos de 2020 e 2021, em que Silveira ataca o STF, defende um golpe militar e ofende membros do Supremo. Bolsonaro não fez discursos públicos nesta terça (27), data a qual é atribuída a declaração.

Referências:

1. TV Brasil

2. Palácio do Planalto

3. Agência Brasil

4. O Globo

5. BBC Brasil

Aos Fatos
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade