Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

EXCLUSIVO-CIA avaliou que Khamenei seria substituído por Guarda Revolucionária se fosse morto

28 fev 2026 - 13h51
Compartilhar
Exibir comentários

Na preparação para os ‌ataques dos EUA e de Israel neste sábado, a Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA) avaliou que, mesmo se o Líder Supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, fosse morto na operação, ele provavelmente seria substituído por figuras linha-dura da Guarda Revolucionária ⁠Islâmica (IRGC), disseram duas fontes informadas sobre a inteligência.

As avaliações, produzidas ao ‌longo das últimas duas semanas, analisaram amplamente o que poderia ocorrer no Irã após uma intervenção dos EUA e até ‌que ponto uma operação militar poderia ‌desencadear uma mudança de regime na República Islâmica -- agora um ⁠objetivo declarado para Washington.

A IRGC é uma força militar de elite cujo propósito é proteger o regime clerical xiita no Irã.

Os relatórios da agência de inteligência não concluíram nenhum cenário com certeza, disseram as fontes, que falaram sob condição de anonimato ‌para discutir assuntos de inteligência.

A CIA se recusou a comentar.

O presidente ‌Donald Trump sinalizou por ⁠semanas que os ⁠EUA estavam interessados em uma mudança de regime no Irã, mas não ⁠deu detalhes sobre o pensamento ‌de Washington a respeito ‌de quem poderia liderar o país.

Em um pronunciamento em vídeo na manhã de sábado, Trump descreveu Teerã como um "regime terrorista" e encorajou o povo iraniano a tomar o poder, ⁠dizendo que os ataques militares dos EUA preparariam o terreno para uma revolta.

O ataque conjunto dos EUA e de Israel ocorre após semanas de deliberação dentro do governo americano sobre se deveria ou não atacar o ‌Irã, após os protestos violentos que eclodiram no país em dezembro.

Nas últimas semanas, autoridades americanas tentaram fechar um acordo nuclear com ⁠Teerã na tentativa de evitar uma intervenção.

Em uma reunião informativa na semana passada, o secretário de Estado, Marco Rubio, disse aos principais legisladores do Congresso, conhecidos como o Grupo dos Oito, que uma operação dos EUA provavelmente prosseguiria, mas que Trump poderia mudar de ideia, principalmente se as negociações nucleares fossem bem-sucedidas. Essas negociações em Genebra não resultaram em um acordo.

Rubio notificou o Grupo dos Oito na noite de sexta-feira de que a operação para atacar o Irã provavelmente começaria nas horas seguintes, mas disse que Trump ainda poderia mudar de ideia, segundo duas fontes familiarizadas com o assunto.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade