Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

EUA vão suspender vistos de imigração para 75 países, incluindo o Brasil

14 jan 2026 - 15h11
(atualizado às 15h40)
Compartilhar
Exibir comentários

Medida afeta vistos de imigração, solicitados por quem busca autorização para morar e trabalhar nos EUA, e não se aplica a vistos de turistas ou para estudo.O governo de Donald Trump vai suspender, a partir da semana que vem, o processamento de vistos de imigração para cidadãos de 75 países, incluindo o Brasil.

A medida foi divulgada inicialmente nesta quarta-feira (14/1) pela emissora Fox News, que teve acesso a um memorando do Departamento de Estado dos EUA, e posteriormente confirmada pela Casa Branca. A suspensão começa a valer no próximo dia 21 de janeiro.

Além do Brasil, o documento cita também Colômbia, Irã, Somália, Rússia, Afeganistão, Nigéria, Tailândia, Haiti e Eritreia, entre outras nações.

A porta-voz de Trump, Karoline Leavitt, compartilhou o link para a reportagem da Fox News pela rede social X. Na sequência, o Departamento de Estado confirmou a medida também no X.

"O Departamento de Estado vai suspender o processamento de vistos de imigração para 75 países cujos imigrantes recebem assistência social do povo americano em taxas inaceitáveis. A suspensão permanecerá em vigor até que os EUA possam garantir que os novos imigrantes não extrairão riqueza do povo americano", diz o post. "A interrupção afeta dezenas de países - incluindo Somália, Haiti, Irã e Eritreia - cujos imigrantes muitas vezes se tornam um fardo público para os Estados Unidos após a sua chegada. Estamos trabalhando para garantir que a generosidade do povo americano não seja mais abusada."

A suspensão se aplica aos vistos de imigração, solicitados por pessoas que querem autorização para morar e trabalhar nos EUA, e não se aplica a vistos de turistas ou para estudo.

A medida tem como alvo os estrangeiros que podem "sobrecarregar" o sistema de seguridade social dos Estados Unidos. Um dos motivos para a suspensão seria um escândalo de fraudes no estado de Minnesota envolvendo migrantes da Somália, com abusos dos programas de benefícios sociais envolvendo cidadãos do país africano.

Na terça-feira, o governo Trump havia anunciado que encerraria temporariamente o status de proteção temporária para imigrantes somalis, um mecanismo que concede a permissão de residência e trabalho. Os cidadãos afetados terão até 17 de março para deixar o país, informou o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos.

Escalada contra migrantes

A suspensão no processamento de vistos para os 75 países vem na esteira de uma série de medidas de Donald Trump contra a imigração, reforçadas nos últimos meses. Em dezembro, a gestão do republicano colocou na lista de proibição de viagens mais sete países, incluindo Síria e Autoridade Nacional Palestina, ampliando o rol das restrições totais para 19 países cujos cidadãos estão vetados de entrar nos Estados Unidos.

Também no mês passado, o governo americano anunciou uma proposta para obrigar turistas de países até então isentos de visto, como Alemanha, Japão e França, de expor os históricos das redes sociais dos últimos cinco anos, além dos números de telefone, endereços e e-mails de parentes.

Em novembro, o Departamento de Estado enviou um telegrama aos consulados americanos instruindo os funcionários a aplicar regras de triagem para impedir a "sobrecarga pública", ou seja, a concessão de vistos a estrangeiros que possam utilizar o sistema de seguridade social dos EUA. Idosos, pessoas que necessitam de cuidados médicos a longo prazo ou mesmo com excesso de peso poderão ter a entrada negada em território americano.

O presidente republicano chegou a afirmar, em 28 de novembro do ano passado, na madrugada da Ação de Graças, que interromperia "permanentemente" a entrada no país de cidadãos de países de "terceiro mundo". A declaração ocorreu um dia após um afegão ter sido apontado como responsável por balear dois membros da Guarda Nacional em Washington, matando um deles.

fcl/bl (reuters, afp, ots)

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS

Comentários

As opiniões expressas nos comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Terra.

Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra