PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA reconhecem Jerusalém como capital israelense

6 dez 2017 - 16h21
(atualizado às 16h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (06/12) que decidiu transferir a embaixada americana em Israel de Tel Aviv para Jerusalém, um passo arriscado que pode pôr em risco uma futura solução de paz no Oriente Médio, segundo alertou a comunidade internacional.

A decisão tem um peso importante: com a mudança de endereço, Washington passa a reconhecer Jerusalém - cidade marcada por uma frágil coexistência entre israelenses e palestinos - como a capital de Israel, contrariando o posicionamento de seus aliados árabes e ocidentais.

Trump anunciou a decisão em um discurso aguardado na Casa Branca, e ordenou que o Departamento de Estado americano dê início ao longo processo de transferência, fazendo com que os EUA passem a ser o único país em todo o mundo a reconhecer Jerusalém como sede do governo israelense.

Estima-se que pelo grande número de funcionários da embaixada - cerca de mil - e das dificuldades de se encontrar um lugar para a construção de uma nova sede, levando-se em conta as preocupações com segurança e logística, o processo de mudança deverá levar de três a quatro anos.

Uma lei americana de 1995 já estabelece a transferência da embaixada americana para Jerusalém, mas a medida nunca foi aplicada. Os presidentes Bill Clinton, George W. Bush, Barack Obama e o próprio Trump adiaram sua implementação a cada seis meses, alegando "interesses nacionais".

Em razão do longo tempo necessário para concretizar a transferência, é possível que o presidente americano assine a mesma ordem mais uma vez para prorrogar a aplicação dessa lei.

Mais cedo, antes de seu discurso, Trump afirmou que a decisão de reconhecer Jerusalém como capital israelense "deveria ter sido tomada há muito tempo". "Muitos presidentes disseram que queriam fazer algo, mas não o fizeram, talvez por falta de coragem ou porque mudaram de opinião", declarou o presidente a repórteres durante uma reunião com seu gabinete.

Cidade disputada

Jerusalém é tida como a capital do Estado judeu desde a antiguidade e é atualmente a sede do governo israelense, apesar de nunca ter sido reconhecida internacionalmente como capital.

Israel considera a Cidade Sagrada a sua capital "eterna e indivisível", enquanto os palestinos defendem que a porção leste de Jerusalém deve ser a capital de seu almejado Estado, sendo este um dos maiores desentendimentos entre as duas partes.

As Nações Unidas estabelecem que o status de Jerusalém deve ser definido em negociações entre israelenses e palestinos, razão pela qual os países com representação diplomática em Israel têm suas embaixadas em Tel Aviv e imediações.

A transferência da embaixada americana para a cidade disputada foi antecipada por Trump durante a campanha eleitoral e, nesta terça-feira, ele confirmou sua intenção ao presidente da Autoridades Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, e ao rei da Jordânia, Abdullah 2º, por telefone.

A notícia logo provocou reações consternadas na comunidade internacional. Líderes de diversos países, bem como a União Europeia (UE) e a Liga Árabe, expressaram intensa preocupação de que a medida possa prejudicar a estabilidade da região.

Muitos acreditam que a medida poderá minar por completo o papel dos EUA como mediador da paz no Oriente Médio, além de insuflar as atuais crises em países como a Síria, Iraque, Iêmen e Catar.

Em telefonema com Trump, Abbas alertou o presidente americano para "consequências perigosas" de tal decisão para os esforços de paz no Oriente Médio, bem como para a segurança e estabilidade da região, segundo informou um porta-voz da ANP.

A Liga Árabe alertou que o reconhecimento de Jerusalém como capital é visto como uma "agressão clara à nação árabe, os direitos dos palestinos e de todos os muçulmanos e cristãos", e pode causar uma nova escalada de violência na região.

A União Europeia, por sua vez, destacou que "qualquer ação que possa prejudicar" os esforços para a criação de dois Estados para israelenses e palestinos "deve ser absolutamente evitada".

"Devemos encontrar um caminho por meio do diálogo para resolver a questão de Jerusalém como futura capital dos dois Estados, de forma que se possa fazer cumprir as aspirações de ambas as partes", disse a chefe da diplomacia da UE, Federica Mogherini.

Após o primeiro conflito árabe-israelense (1947-49), a Cisjordânia e Jerusalém Oriental ficaram sob o domínio da Jordânia, e a parte ocidental da cidade ficou sob o domínio de Israel.

Durante a Guerra dos Seis Dias, em 1967, os israelenses reconquistaram Jerusalém Oriental - que, na época, era praticamente toda habitada por palestinos -, uniram-na à parte ocidental da cidade, ocupada por judeus, em 1980 e declararam Jerusalém a capital indivisível de Israel.

Veja também:

May diz que Trump errou a retuitar vídeos de extrema-direita:
Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade