Script = https://s1.trrsf.com/update-1733861710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

EUA: Donald Trump pode ter um terceiro mandato?

6 nov 2024 - 11h46
(atualizado às 11h55)
Compartilhar
Exibir comentários
Donald Trump é eleito nos EUA
Donald Trump é eleito nos EUA
Foto: depositphotos.com / palinchak / Perfil Brasil

Donald Trump acaba de ser eleito o 47º presidente dos Estados Unidos nesta quarta-feira (6), após vencer a democrataKamala Harris. Trump volta à Casa Branca para o segundo mandato. Anteriormente, ele tinha sido presidente  entre 2017 e 2021. Em seguida, perdeu as eleições de 2020 para Joe Biden. A dúvida que fica é: E depois? Trump poderá se candidatar novamente para um terceiro mandato?

Trump pode seguir para um 3º mandato?

A resposta é: não. O sistema brasileiro permite que um presidente seja eleito para mais de dois mandatos. No entanto, nos Estados Unidos, o limite é de dois mandatos. Podem ser ou não consecutivos.

A proibição está na Vigésima Segunda Emenda da Constituição dos EUA: "Nenhuma pessoa pode ser eleita para o ofício de Presidente mais do que duas vezes, e nenhuma pessoa que atuou como Presidente por mais de dois anos durante o mandato de outra pessoa eleita Presidente poderá ser eleita mais do que uma vez".

A limitação de mandatos presidenciais surgiu após o o presidente democrata Franklin D. Roosevelt (FDR) ganhar quatro eleições consecutivas. Roosevelt  chegou ao poder em 1933, durante a Grande Depressão Econômica. Em seguida, ficou por mais 12 anos. Se mandato se estendeu até a sua morte, em abril de 1945.

Trump pode mudar a Constituição?

Durante a campanha,  Trump chegou a falar sobre a  possibilidade de concorrer a um terceiro mandato em entrevista à Associação Nacional de Rifles. Por fim, segundo especialistas, o republicano poderia propor a revogação da emenda constitucional que barra um terceiro mandato e candidatar-se novamente após a revogação. Vale lembrar que o partido Republicano, de Trump, será maioria no Senado e manterá o poder na Câmara dos Representantes. Embora seja possível, é um processo complexo  - e inédito na história dos EUA.

Leia mais: Após derrota, qual futuro político de Kamala Harris?

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade