Enchente ameaça novamente as ilhas de Porto Alegre neste fim de semana
Nível do Guaíba pode ultrapassar cota de alerta com aumento da vazão dos rios Jacuí e Taquari
As áreas insulares de Porto Alegre, especialmente o bairro Arquipélago, podem voltar a ser atingidas por enchentes entre esta sexta-feira (21) e o sábado (22), segundo alerta emitido pela Metsul Meteorologia. A elevação do nível do Guaíba é causada pela forte vazão dos rios Jacuí e Taquari, principais afluentes da região.
Conforme boletim divulgado na tarde desta quinta-feira, o nível do Guaíba chegou aos 2 metros no ponto de medição do Cais Central da Avenida Mauá. A partir de 2,15 metros, as primeiras moradias nas ilhas já correm risco de alagamento. Caso a tendência de subida persista, famílias da região podem precisar deixar suas casas ainda nas próximas horas.
Outro fator de risco é o vento-sul, previsto para atuar com força no norte da Lagoa dos Patos durante a noite e início do sábado. Esse fenômeno contribui para o represamento das águas e pode provocar uma elevação brusca do Guaíba — entre 30 e 50 centímetros em poucas horas, segundo a Metsul.
O alerta se estende também ao Centro Histórico, especialmente nos arredores da Rua Voluntários da Pátria, Estação Rodoviária e bairro Praia de Belas, onde pode haver alagamentos por refluxo da rede de esgoto. Embora o Muro da Mauá proteja o Cais Central, existe possibilidade de o nível ultrapassar a cota de alerta de 2,50 metros nos próximos dias.
Além disso, com o avanço de uma massa de ar polar, ventos fortes do quadrante sul e sudoeste devem atingir a região a partir de segunda-feira, agravando o risco de enchentes no início da semana.
Segundo a Metsul, a cheia do Jacuí é de grande proporção e continua influenciando diretamente a elevação do Guaíba, que pode se aproximar ou até mesmo atingir a cota de transbordo de 3 metros no Cais Central.