Embrapa realiza a quinta prova de avaliação de desempenho do Nelore em parceria com a Trouw Nutrition
Aconteceu em Campo Grande/MS, mais uma prova de avaliação de desempenho de gado de corte, promovida pela EMBRAPA em parceria com a Trouw Nutrition. As provas acontecem dentro do programa de melhoramento genético de gado de corte da EMBRAPA, o Geneplus, que visa selecionar touros Nelore que ganham mais peso consumindo uma quantidade menor de alimentos.
A avaliação da eficiência alimentar dos animais é feita dividindo o ganho de peso do animal pelos quilos de alimento que ele ingeriu. Com isso, é gerado um índice que, quanto maior for, melhor o resultado, pois demonstra que o animal ganhou mais peso ingerindo uma menor quantidade de alimento. Implementar esse indicador nas fazendas tem grande importância, pois a dieta do animal tem grande impacto nos custos de produção.
A parceria com a Trouw Nutrition se dá pelo fornecimento da nutrição para os animais. Para a avaliação, são utilizados animais de diferentes fazendas comerciais, com diferentes sistemas de nutrição. Portanto, durante os primeiros 7 dias, eles são alimentados a pasto com o produto BellPeso SV, um suplemento proteico energético da Bellman / Trouw Nutrition. Passado este tempo, são levados para o confinamento e durante 14 dias, iniciam um período de adaptação a dietas de alto concentrado, quando é utilizado o núcleo BellPeso Adapt. Pelos 56 dias seguintes eles permanecem em confinamento, com uma dieta de 40% de volumoso, na qual é utilizado o núcleo BellPeso Vivaz, fornecendo um aporte de nutrientes necessários para um máximo desempenho. BellPeso Adapt e BellPeso Vivaz são únicos, enriquecidos com Vivalto®, complexo de vitaminas B protegidas da degradação ruminal e que auxiliam o metabolismo do fígado, e Intellibond C e Z, hidroxi-minerais efetivamente by-pass, que permitem maior biodisponibilidade de cobre e zinco para o animal.
A avaliação dos animais na prova é feita diariamente, por meio de um sistema eletrônico. Todos os animais têm um brinco que os identifica quando entram no cocho. Neste local existe uma balança que pesa todo o alimento e também tudo que foi consumido, levantando de forma precisa a quantidade ingerida pelo animal em cada porção oferecida. As informações da alimentação sólida e líquida (ingestão de água) são enviadas a um computador por dados numéricos. Diariamente, os animais são pesados em uma balança acoplada ao bebedouro, em que avalia-se como foi o seu ganho de peso.
Nas provas realizadas tem-se alcançado constantemente como resultado um desempenho dos animais 30% acima da média estimada para o ganho de peso.
O programa continuará até o fim de 2018, quando deverão ocorrer mais 3 ciclos de provas de avaliação da eficiência alimentar dos animais. Ao final do programa, espera-se que, com os anos, os animais selecionados pelo programa passem essa qualidade a seus descendentes, aumentando a eficiência e produtividade da pecuária.
Autora: Josiane Lage
Supervisora de P&D, Bovinos de Corte - Bellman, Trouw Nutrition
Zootecnista, Dra. em Produção Animal
Website: http://www.trouwnutrition.com.br