PUBLICIDADE

Um dia após vitória de Lula, Jovem Pan demite comentaristas Augusto Nunes, Coppola, Guilheme Fiuza e Guga Noblat

Em processo de mudança editorial, Jovem Pan passou a demitir seus funcionários mais radicais

31 out 2022 - 17h20
(atualizado às 18h39)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Divulgação/Jovem Pan / Pipoca Moderna

A Jovem Pan está em processo de mudança editorial. Em seu site oficial, a empresa de rádio, TV e internet publicou um texto reconhecendo a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pedindo que Jair Bolsonaro (PL) faça o mesmo. Ao mesmo tempo, passou a demitir seus funcionários mais radicais numa mudança de rumo, após seu canal jornalístico, Jovem Pan News, ter se tornado uma espécie de "porta-voz" da extrema direita no Brasil.

Publicado na noite de domingo, 30, o texto editorial não cita nominalmente Lula e Bolsonaro, mas reforça a defesa da democracia e indica que a emissora "não irá se omitir" caso ocorra algum golpe. 

"Com a proclamação do presidente que conduzirá o país pelos próximos quatro anos, renovamos nosso compromisso com o Brasil, com a democracia, com a nossa Constituição cidadã e com os Poderes e Instituições que sustentam a nossa República", diz o trecho principal. "Os candidatos que disputaram as eleições deste ano devem ter esse compromisso claro e serem os primeiros — tenham vencido ou não — a manifestar a defesa e a confiança na decisão soberana do povo", segue.

O texto ainda lista uma série de "pedidos" a Lula sobre bandeiras liberais que, na visão da emissora, devem ser defendidas no futuro governo. Pede, por exemplo, por "desestatização", que não foi feita por Bolsonaro, e que Lula combata as desigualdades sociais "sem assistencialismo barato", embora Bolsonaro tivesse praticado eleitoralmente o chamado "assistencialismo barato" com o programa Auxílio Brasil. 

A Jovem Pan sinalizou ainda que não pretende ecoar eventuais ataques antidemocráticos de Bolsonaro. "Mais importante: a Jovem Pan não vai se omitir e jamais vai aceitar afrontas ao Estado Democrático de Direito e a destruição de nosso país".

Veja os comentaristas demitidos

Jovem Pan anuncia demissão de Augusto Nunes nesta segunda-feira, 31
Jovem Pan anuncia demissão de Augusto Nunes nesta segunda-feira, 31
Foto: RD1

Augusto Nunes

"Em comum acordo, o Grupo Jovem Pan e o jornalista Augusto Nunes entenderam por bem pôr fim à parceria de trabalho que estava vigente há mais de cinco anos, através da empresa do Augusto, Lauda Comunicação Ltda, sem qualquer animosidade ou juízo de valor", diz o texto.

"Os termos e detalhes do deslinde não serão objetos de comentários por conta de o contrato de origem estar acobertado e protegido por cláusula de sigilo e confidencialidade. O Grupo Jovem Pan agradece o jornalista Augusto Nunes e deseja sucesso nas novas fronteiras que ele haverá de desbravar."

Caio Coppola

Caio Coppola foi demitido da Jovem Pan após vitória de Lula nas eleições
Caio Coppola foi demitido da Jovem Pan após vitória de Lula nas eleições
Foto: RD1

Há boatos sobre motivos extras para a demissão de Coppola, que podem se tornar notícia mais adiante, mas que, por enquanto, estão no terreno da fofoca. De todo modo, sua saída não gerou a mesma deferência concedida a Augusto Nunes, que foi afastado com direito a comunicado padrão, com a desculpa da saída "em comum acordo", mas com alerta de "cláusula de confidencialidade".

Guilherme Fiuza

Comentarista no Os Pingos nos Is junto de Augusto Nunes, Fiuza confirmou seu desligamento da Jovem Pan através das redes sociais. Ele passou a integrar o programa de maneira fixa em junho de 2020, após participações esporádicas. 

"Jovem Pan/Pingos nos Is foi um belo ciclo. Minha gratidão a todos os parceiros dessa jornada", escreveu o jornalista em seu perfil no Twitter, na tarde desta segunda-feira. 

Guga Noblat

Outro desfalque na emissora nesta segunda, Guga Noblat também confirmou o fim do vínculo com a emissora através das redes sociais. Ele participava da bancada do Morning Show, matinal da Jovem Pan. 

"Acabo de ser comunicado que estou fora da Jovem Pan por não ter defendido a rádio na história da censura. Estava desde a semana passada afastado e agora é definitivo", afirmou em suas redes sociais.

Circulam comentários de bastidores que outros nomes da Jovem Pan devem se juntar à lista de futuros YouTubers independentes da direita nacional.

Pipoca Moderna Pipoca Moderna
Compartilhar
Publicidade
Publicidade