Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Recôncavo Baiano não esquece de benefícios sociais da era petista

Município marcado por forte desigualdade social deu 81% dos votos válidos a Lula e 13% a Bolsonaro no primeiro turno

23 out 2022 - 05h10
Compartilhar
Exibir comentários

Concentrado na soldagem de uma grade de ferro, Hernandez Lopes, de 47 anos, faz questão de deixar a toalha estampada com o rosto do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pendurada no muro de sua casa, no bairro popular do Caípe, em São Francisco do Conde (BA). "Não é só a picanha... Você comia o que tinha vontade e não tinha que se preocupar com o que, no outro dia, ia colocar na panela", afirmou. Ele lembra, ainda, dos eletrodomésticos que pôde comprar na época (com a isenção do IPI) e da oportunidade que os dois filhos tiveram de entrar na universidade. Ambos estudaram Engenharia.

Geografia do voto: como o brasileiro votou desde 1996?

Pesquise votações proporcionais e majoritárias por Estado, município ou zona eleitoral

A beleza do centro, contudo, esconde a pobreza e desigualdade de bairros periféricos, como o Caípe, onde mora Hernandez. De lá, avista-se a antiga Refinaria Landulpho Alves, fundada em 1950, que foi privatizada no ano passado - o que resultou em aumento do preço da gasolina no Estado.

A refinaria é responsável pela arrecadação da cidade, que recebe royalties e repasses do ICMS, o que faz o município ter uma das maiores rendas per capita do País. Essa riqueza, contudo, não se traduz em benefícios para a população mais pobre.

José Raimundo de Jesus, de 56 anos, é lulista de carteirinha. Morador de São Francisco do Conde, disse que os eleitores da região lembram dos benefícios que tiveram nos mandatos do petista.
José Raimundo de Jesus, de 56 anos, é lulista de carteirinha. Morador de São Francisco do Conde, disse que os eleitores da região lembram dos benefícios que tiveram nos mandatos do petista.
Foto: Adilton Venegeroles/Estadão / Estadão

Lulista de carteirinha, José Raimundo de Jesus, de 56 anos, disse que os eleitores da região lembram dos benefícios econômicos e sociais que tiveram nos mandatos de Lula. Ele citou também a implementação do câmpus da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) no município, inaugurada em 2014. Para José, a atenção dada pelo ex-presidente não foi esquecida.

Raio X

Com 32.980 eleitores, São Francisco do Conde tem o quarto maior PIB da Bahia, (R$ 8,4 milhões). O Índice de Desenvolvimento Humano é 0,674 (médio).

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade