PUBLICIDADE

Pazuello, ex-ministro da Saúde, é eleito deputado federal no Rio

Pazuello ficou à frente da pasta por quase um ano, mas saiu após receber diversas críticas com relação à pandemia

2 out 2022 - 23h38
(atualizado em 3/10/2022 às 01h51)
Compartilhar
Exibir comentários
Eduardo Pazuello se tornou ministro da Saúde em março de 2020, cargo que ocupou até março de 2021.
Eduardo Pazuello se tornou ministro da Saúde em março de 2020, cargo que ocupou até março de 2021.
Foto: Istoé Dinheiro

Ex-ministro da Saúde do governo Bolsonaro, o general Eduardo Pazuello (PL) foi eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro, neste domingo, 2. O candidato teve pouco mais de 205 mil votos. Ele foi o segundo mais votado; em primeiro, ficou Daniela Moté de Souza Carneiro (União), com mais de 213,7 mil votos.

O general da reserva saiu da gestão atual para concorrer nas eleições deste ano. Antes disso, ele atuou  como assesssor da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), vinculado à Presidência da República, além de ocupar o cargo de ministro da pasta da Saúde por quase um ano.

Pouco antes de assumir o cargo, Pazuello havia sido nomeado como secretário-executivo do ministério, sendo o segundo na hierarquia da pasta. Ele assumiu o cargo em maio de 2020, no auge da pandemia, após as saídas de Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, médicos que deixaram o cargo por divergências com Bolsonaro quanto ao enfrentamento da covid-19.

Pazuello deixou a pasta em março de 2021, após sofrer diversas críticas por compactuar com tratamentos ineficazes contra a covid-19, como a hidroxicloroquina.

Pazuello tem 59 anos e fez carreira na área de logística do Exército. O candidato também foi secretário de Fazenda de Roraima, entre dezembro de 2018 e fevereiro de 2019. 

Confira a apuração completa do primeiro turno das eleições 2022

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade