PUBLICIDADE

Ratinho Júnior (PSD) é reeleito governador do Paraná

Atual governador do Estado liderou as pesquisas de intenção de votos desde o início da campanha e venceu pleito

2 out 2022 - 19h41
(atualizado às 23h30)
Compartilhar
Exibir comentários
Ratinho Junior, do PSD, é reeleito governador do Paraná
Ratinho Junior, do PSD, é reeleito governador do Paraná
Foto: Divulgação/PSD

O governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) foi reeleito no Paraná neste domingo, 2. O resultado foi conhecido antes mesmo da apuração total das urnas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com 100% das urnas apuradas, o candidato apoiado por Jair Bolsonaro (PL) teve 69,64% dos votos válidos (4.243.116 votos). O segundo colocado, Roberto Requião (PT), aparecia com 26,23% dos votos.

Também disputaram as eleições: Ricardo Gomyde (PDT), que recebeu 2,18% dos votos; Adriano Teixeira (PCO), que ficou com 0,04%; Joni Correia (DC), com 0,85%; Professora Angela (PSOL), com 0,74%; Solange Ferreira Bueno (PMN), que recebeu 0,17% dos votos válidos; Vivi Motta (PCB), com 0,23%; e Professor Ivan (PSTU), com 0,07%.

Com 100% das urnas apuradas no Paraná, foram registrados 5,78% de votos nulos e 272.122% de votos brancos, além de 19,41% de abstenções. 8.475.632 eleitores estavam aptos a votar no Paraná. 

Atual governador e aliado de Jair Bolsonaro (PL), Ratinho Júnior era desde o início apontado como favorito nas pesquisas de intenção de voto. Em levantamento do Ipec divulgado em 23 de agosto, o candidato à reeleição apareceu com 46% das intenções de voto, contra 24% de Roberto Requião. Já em 16 de setembro, o governador havia crescido 9 pontos, saltando para 55% das intenções de voto, contra 28% de Requião. 

A liderança nas pesquisas, no entanto, não foi suficiente para decidir a eleição já no primeiro turno. Ratinho Júnior e Requião se enfrentarão mais uma vez nas urnas no próximo dia 30 de outubro.

Campanha no Estado

A campanha ao governo do Paraná foi marcada por acusações de disparos de mensagens em massa e fake news. A principal controvérsia estava relacionada ao envio de mensagens com conteúdo golpista para usuários cadastrados em serviços públicos digitais do governo.

As mensagens de texto apoiavam a reeleição de Jair Bolsonaro e convocavam invasão ao Congresso e  ao Supremo Tribunal Federal (STF), caso ele perdesse as eleições. O conteúdo, enviado nos dias 23 e 24 de setembro, foi disparado por SMS a partir do número 28523, geralmente utilizado por prestadores de serviço público, como o Programa Paraná Inteligência Artificial (PIA), a Polícia Civil e o Detran. 

Os disparos foram feitos pela empresa terceirizada Algar Telecom. A companhia alega que “houve um acesso indevido e não autorizado à plataforma” e que já identificou o usuário responsável. Em nota, o Governo do Estado do Paraná repudiou qualquer tentativa de uso político ou manifestação antidemocrática. O caso é investigado pela polícia e pelo TSE.

Sobre Ratinho Junior 

Carlos Massa Ratinho Junior tem 41 anos e é filho do apresentador de TV Ratinho. Natural de Jandaia do Sul (PR), ele é formado em Propaganda e Marketing e pós-graduado em Direito. Casado com a empresária Luciana Saito Azevedo desde 2003, o candidato do PSD é pai de três filhos: Alana, Yasmin e Carlos Roberto Massa Neto.

Ratinho Junior também é empresário e atuou como diretor do Grupo Massa, o conglomerado de negócios do pai, que inclui a gestão de duas emissoras de rádio no Paraná. Além do mercado privado, foi eleito deputado estadual pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) em 2022, quando tinha apenas 21 anos.

De lá para cá: teve quatro mandatos no Legislativo, sendo dois como deputado estadual e dois como deputado federal; foi gestor da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Paraná de 2013 a 2014 e de 2015 a 2017; e passou pelo PSB, PPS e PSC até chegar ao PSD. 

Apuração no Paraná

Total de votos válidos:

  • Carlos Massa Ratinho Junior (PSD): 69,64%
  • Roberto Requião (PT): 26,23%
  • Ricardo Gomyde (PDT): 2,08%
  • Solange Ferreira Bueno (PMN): 0,85%
  • Joni Correia (DC): 0,83%
  • Vivi Motta (PCB): 0,22%
  • Professora Angela (PSOL): 0,17%
  • Professor Ivan (PSTU): 0,07%
  • Adriano Teixeira (PCO): 0,03%
  • Branco: 4,84%
  • Nulo: 5,77%
  • Abstenções: 19,50%

Acompanhe em tempo real a apuração do primeiro turno das eleições

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade