PUBLICIDADE

Na 4ª tentativa, Ciro Gomes tem o pior desempenho de todas as candidaturas a presidente

Candidato do PDT perdeu quase 10 milhões de votos desde as últimas eleições presidenciais, em 2018

3 out 2022 - 00h59
(atualizado às 02h07)
Compartilhar
Exibir comentários
Ciro Gomes (PDT) terminou a disputa em quarto lugar
Ciro Gomes (PDT) terminou a disputa em quarto lugar
Foto: CARL DE SOUZA/Getty Images / BBC News Brasil

O candidato Ciro Gomes (PDT) disputou a Presidência da República pela quarta vez neste domingo, 2, e teve o seu pior desempenho nas urnas. Com 3,04% do total de votos, o pedetista perdeu quase 10 milhões de votos em quatro anos e não alcançou a preferência do eleitor do Ceará, seu reduto eleitoral.

Os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) vão disputar o segundo turno das eleições presidenciais no domingo, 30 de outubro. O petista teve 48,43% dos votos enquanto o presidente recebeu 43,20%. Já Ciro ficou na quarta posição e foi superado pela senadora Simone Tebet (MDB), que conquistou 4,16% dos votos. 

Em todas as tentativas anteriores, Ciro alcançou pelo menos 11% do total de votos. A primeira tentativa foi em 1998, quando Fernando Henrique Cardoso (PSDB) foi eleito. O ex-governador do Ceará ficou na terceira posição com 11% dos votos, o equivalente a 7,4 milhões de eleitores. 

Ciro Gomes (PDT) vota em Fortaleza, Ceará
Ciro Gomes (PDT) vota em Fortaleza, Ceará
Foto: CAIO ROCHA/ISHOOT / Estadão

Seu alcance foi melhorando com o passar dos pleitos disputados. Em 2002, foram 12% do eleitorado, cerca de 10,1 milhões de votantes. Apesar do aumento, acabou a disputa em quarto lugar na eleição que definiu o primeiro mandato de Lula. 

O retorno à corrida eleitoral aconteceu em 2018 e Ciro, já como ex-ministro, terminou novamente na terceira posição, com 13,3 milhões de votos - 12,5% do total. Naquelas eleições, Jair Bolsonaro saiu vencedor. 

Pouco antes de votar, Ciro deu indícios que poderia sair da política de vez após essa disputa presidencial, caso perdesse. "Essas coisas podem mudar, mas dei minha vida inteira à causa do povo brasileiro e chego sem nunca ter sido denunciado por corrupção", disse. "Talvez esteja na hora de eu cuidar da minha vida, dos meus lindos filhos", completou.

Confira a apuração completa do primeiro turno das eleições.

"Preocupado com o Brasil", diz Ciro Gomes em pronunciamento após derrota no 1º turno:

Apoio no segundo turno

Ao ser questionado sobre quem deve receber seu apoio no segundo turno, Ciro disse que precisa de um tempo para pensar.

"Quero agradecer do fundo do coração a todos os brasileiros e brasileiras. Estou profundamente preocupado com o que está acontecendo no Brasil Eu nunca vi uma situação tão ameaçadora como esta e tão potencialmente ameaçadora como essa. Por isso, eu peço para que vocês me deem umas duas horas para que  gente possa achar um caminho para defender a nação brasileira", afirmou. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade