PUBLICIDADE

Fux assume TSE e promete rigor contra político ficha suja

6 fev 2018 - 22h05
(atualizado em 7/2/2018 às 09h06)
Compartilhar
Exibir comentários
O presidente Michel Temer e a presidente do STF, Cármen Lúcia, participaram da posse do  ministro Luiz Fux na presidência do TSE
O presidente Michel Temer e a presidente do STF, Cármen Lúcia, participaram da posse do ministro Luiz Fux na presidência do TSE
Foto: Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux assumiu nesta terça-feira (6) a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O magistrado sucede o ministro Gilmar Mendes no cargo.

Na cerimônia de posse, Fux prometeu que será irredutível com a aplicação da Lei da Ficha Limpa neste ano de eleição e afirmou que fichas sujas estarão "fora do jogo democrático".

"A estrita observância da Lei da Ficha Limpa se apresenta como pilar fundante da atuação do TSE. A Justiça Eleitoral, como mediadora do processo sadio, será irredutível na aplicação da Ficha Limpa", destacou Fux.

O magistrado também falou sobre a importância do combate às notícias falsas e destacou que o papel do TSE é neutralizar comportamentos abusivos. "Uma campanha limpa se faz com a divulgação de virtudes de um candidato sobre o outro, e não com a difusão de atributos negativos pessoais que atingem irresponsavelmente uma candidatura", completou.

O presidente Michel Temer e os presidentes do Congresso Nacional, Eunício Oliveira, e do STF, Cármen Lúcia, participaram da cerimônia.

Fux nasceu no Rio de Janeiro e formou-se em Direito na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Ele foi o primeiro ministro do STF indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff.

O TSE é composto por sete ministros. A presidência é ocupada pelo que está a mais tempo no cargo entre os três ministros do STF que também compõem o tribunal eleitoral. Dois ministros oriundos do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois membros da advocacia completam a composição da corte.

Ministro Luiz Fux durante sessão do Tribunal Superior Eleitoral
08/06/2017 REUTERS/Ueslei Marcelino
Ministro Luiz Fux durante sessão do Tribunal Superior Eleitoral 08/06/2017 REUTERS/Ueslei Marcelino
Foto: Reuters

veja também

Projeto cria praia artificial contra o aumento do nível do mar:
Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade