PUBLICIDADE

Divulgação dos votos para Presidente começará às 19h do horário de Brasília

Horário de votação se encerra em todas as unidades da Federação às 17h do horário local; no Acre, último estado a encerrar as eleições, será equivalente às 19h do horário de Brasília

27 out 2018 - 17h44
Compartilhar
Exibir comentários

A divulgação da apuração dos votos para Presidente da República nas eleições 2018 somente terá início às 19h do horário de Brasília. O horário equivale ao encerramento da votação no Acre, às 17h do horário local. Junto com alguns municípios do Amazonas, o Acre será o último estado brasileiro a ter as eleições encerradas, decorrente do fuso horário de duas horas para menos do horário oficial.

Segundo turno das eleições 2018 acontece neste domingo
Segundo turno das eleições 2018 acontece neste domingo
Foto: Fabio Pozzebom/Agência Brasil / Estadão

A medida não se aplica para os votos a candidatos ao governo dos estados, que ocorrerão em 13 unidades da federação e no Distrito Federal, além das cidades que terão eleições suplementares para prefeito, após impugnação do mandato. Nesses casos, a apuração começará a ser divulgada após às 17h do horário local de cada estado. No primeiro turno, os votos para deputados estadual e federal, além de senador, também foram divulgados em relação ao horário local de cada região.

A medida do artigo 239 da resolução 23.554 do Tribunal Superior Eleitoral, de dezembro de 2017, estipulou a regra tanto para o primeiro quanto para o segundo turno das eleições 2018. A iniciativa de igualar o horário de divulgação somente dos votos para Presidente serve para evitar influência nos votos de eleitores residentes em estados com fuso horário negativo em relação ao horário de Brasília.

O horário de votação neste domingo, 28 de outubro, ocorrerá das 8h às 17h do horário local. Eleitores de 18 a 70 anos devem estar munidos de documento oficial com foto e título de eleitor para votar.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade