PUBLICIDADE

Por campanha, Dilma volta a trecho de ferrovia já inaugurado

Candidata do PT visitou trecho da Ferrovia Norte-Sul que foi entregue em maio, mas ainda não está em operação

12 ago 2014 - 09h06
(atualizado às 11h21)
Compartilhar
Exibir comentários

Três meses após inaugurar um trecho da Ferrovia Norte-Sul, que liga Anápolis(GO) a Palmas (TO), a presidente Dilma Rousseff, candidata pelo PT à reeleição, retorna ao pátio de cargas da ferrovia em um compromisso de campanha. Na semana que vem, começa a propaganda eleitoral obrigatória e a visita da presidente servirá para registrar imagens dos feitos de seu governo na área de infraestrutura.

Na semana passada, Dilma visitou uma linha de transmissão no Pará e há expectativa de que esta visita também tenha rendido imagens para a campanha da presidente na televisão. Energia elétrica é um ponto que a campanha petista vai explorar por ter identificado no racionamento de energia de 2001 um ponto fraco da gestão de Fernando Henrique Cardoso, correligionário do candidato Aécio Neves (PSDB).

O trecho ferroviário visitado hoje pela presidente tem uma extensão total de 855 quilômetros, mas ainda não está em operação. Apesar de Dilma ter inaugurado o segmento em maio, o trecho tinha previsão para ter sido concluído em 2010. As obras foram iniciadas há 27 anos.

Em 2012, já com dois anos de atraso, a presidente Dilma visitou a obra e disse que o segmento da ferrovia estaria em funcionamento em setembro daquele mesmo ano – o que não aconteceu.

A via tem a importância de escoar a produção do Centro-Oeste para os portos do Norte e do Nordeste, aumentando a competitividade dos agricultores brasileiros no mercado externo. No entanto, ainda não possui operador. O empreendimento será concedido à iniciativa privada, mas ainda não há data para o leilão. Até lá, quem ficará responsável pela ferrovia é a Valec, a estatal de ferrovias.

Guia do eleitor Guia do eleitor

Coligações partidárias: Dilma, Aécio e Eduardo CamposColigações partidárias: Dilma, Aécio e Eduardo Campos

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade