PUBLICIDADE

Candidato de Bolsonaro, Tarcísio de Freitas é eleito governador de São Paulo

Candidato do Republicanos disputou o segundo turno com o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT)

30 out 2022 - 18h32
(atualizado em 31/10/2022 às 01h28)
Compartilhar
Exibir comentários
Candidato de Bolsonaro, Tarcísio de Freitas (Republicanos) é eleito governador de São Paulo
Candidato de Bolsonaro, Tarcísio de Freitas (Republicanos) é eleito governador de São Paulo
Foto: Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil / Alma Preta

O ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi eleito governador de São Paulo após vencer o segundo turno das eleições neste domingo, 30. Ele disputava o cargo com o ex-prefeito da capital Fernando Haddad (PT).

O pleito refletiu a disputa nacional pela Presidência, com os candidatos grudados em seus respectivos padrinhos no cenário nacional – Haddad com Lula (PT) e Tarcísio com Bolsonaro (PL). 

A vitória do ex-ministro rompe a hegemonia do PSDB, que governa o Estado há 28 anos. 

Campanha eleitoral

No primeiro turno, Tarcísio de Freitas chegou na frente com 42,32% (9,8 milhões dos votos válidos), contrariando todas as pesquisas de intenção de voto, que indicavam Fernando Haddad em primeiro lugar. O petista teve 35,7% dos votos válidos (8,3 milhões).

No segundo turno, sondagens de intenção de voto já apontavam o ex-ministro de Bolsonaro com até dez pontos porcentuais à frente.

Tarcísio foi bastante criticado por concorrer ao governo de São Paulo, já que é carioca e até o início da disputa morava em Brasília (DF). Acusado de não conhecer o Estado, o candidato chegou a dizer que se considerava "muito paulista em termos de atitude, em termos de estar inserido na cultura de São Paulo". A declaração foi dada em sabatina realizada pelo UOL/Folha. O ponto foi muito explorado pela campanha eleitoral de Haddad.

Tarcísio teve uma vantagem na disputa, com o apoio do terceiro colocado no primeiro turno, o atual governador paulista Rodrigo Garcia (PSDB).

Tiroteio em Paraisópolis

No segundo turno, Tarcísio se envolveu em uma polêmica. No último dia 17, em Paraisópolis, na zona sul de São Paulo, o ex-ministro da Infraestrutura estava cumprindo agenda na comunidade, quando um tiroteio interrompeu a visita. Um suspeito foi morto na ocasião. 

O cinegrafista Marcos Andrade, da Jovem Pan, gravou as partes mais explícitas do confronto. Em um áudio divulgado, o profissional foi questionado por um integrante da equipe de Tarcísio sobre o que ele tinha filmado, e houve a ordem para que ele apagasse as imagens.

Após a divulgação desse áudio, a equipe de Tarcísio se manifestou, negando qualquer impedimento de veiculação das imagens.

O cinegrafista pediu demissão da Jovem Pan. Em entrevista à Folha de S. Paulo, ele afirmou que a campanha do candidato pediu para que a emissora o demitisse, mas a equipe do ex-ministro da Infraestrutura nega.

Quem é Tarcísio de Freitas

Tarcísio Gomes de Freitas, de 47 anos, se elegeu para o primeiro cargo público de sua carreira política. Militar da reserva, foi engenheiro do Exército Brasileiro e atuou como ministro da Infraestrutura no governo Jair Bolsonaro.

Apesar do vínculo com o atual presidente, ele também integrou o governo Dilma Rousseff (PT), quando, indicado pelo general Jorge Fraxe, assumiu o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A nomeação ocorreu após uma crise provocada por denúncias de corrupção no órgão em 2011.

Com o impeachment de Dilma Rousseff, em 2016, Tarcísio recebeu outra função no governo de Michel Temer (PMDB) e se tornou secretário de coordenação do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), ligado à Presidência da República. Ele permaneceu no cargo até o final de 2018. Depois, assumiu o Ministério da Infraestrutura no governo Bolsonaro.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade