PUBLICIDADE

Os bebês nascem sabendo nadar?

Compartilhar

Se você colocar um bebê na água de uma piscina e ele começar a fazer movimentos característicos de natação, não pense que tem na família um novo e precoce campeão da modalidade.

Por qual motivo os bebês fazem movimentos característicos de natação quando estão na água?
Por qual motivo os bebês fazem movimentos característicos de natação quando estão na água?
Foto: Getty Images

» Por que os bebês choram ao nascer?

» Por que temos cabelos brancos?

» O chiclete gruda no estômago?

Mesmo que aparentem ter habilidade com a água, os bebês não nascem sabendo nadar e, por isso, não podem ficar na água sem a companhia de um adulto, conforme a pediatra e professora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Ufcspa), Lina Aparecida Zardo.A explicação para os movimentos de braços e pernas quando se põe um bebê na água são os nove meses de gestação no útero, quando o feto se desenvolve dentro de um líquido, que faz o contato entre o seu corpo e o órgão da mãe.

"Na gestação, o feto se movimenta muito, o que cria uma certa habilidade dentro da água", afirma a especialista.

A desenvoltura, no entanto, é apenas aparente. Os movimentos do bebê são muito mais fruto de reflexos do que resultado de uma coordenação motora suficiente para se manter e se movimentar sozinho na água. "É uma movimentação espontânea, mas não controlada", diz Lina.

Além disso, os bebês não nascem com força suficiente para erguer a cabeça para fora da água, nem com capacidade para controlar a respiração de forma consciente. Mesmo porque o uso do aparelho respiratório inicia apenas depois do nascimento. Na gestação, todo o oxigênio do bebê é obtido por meio do cordão umbilical.

A capacidade de nadar sozinho normalmente vem somente depois dos quatro ou cinco anos de idade, segundo a professora. É a partir dessa fase que as crianças tornam-se aptas a equilibrar a cabeça, coordenar os movimentos de corpo e respirar corretamente. "Neste momento eles podem ter essa habilidade consciente adquirida com treinamento", destaca.

Esta pergunta foi enviada pela internauta Vera. Clique aqui e envie já a sua.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade