PUBLICIDADE

De onde surgiu a expressão "Cavalo-de-Tróia"

Compartilhar

Cavalo-de-tróia, por associação as narrativas de Homero, é o inimigo encoberto que se infiltra numa família ou instituição para lhe causar algum prejuízo. A Ilíada e a Odisséia são os dois maiores poemas da esplendorosa civilização da antiga Grécia, escritos por Homero, povoados por deuses, semideuses e heróis da mitologia daquele povo.

Cavalo-de-Tróia era um um gigantesco cavalo de madeira oco
Cavalo-de-Tróia era um um gigantesco cavalo de madeira oco
Foto: Getty Images

» Qual a origem da expressão "agora é que a porca torce o rabo"

» Quem inventou o vestido de noiva?

» Veja outras curiosidades de História

De acordo com o professor Ari Riboldi, no seu livro 'O Bode Expiatório', não se sabe, ao certo, se Homero existiu ou se as obras reúnem episódios mantidos vivos ao longo das gerações. A Ilíada narra a guerra de Tróia. A Odisséia conta as aventuras de Ulisses pelos mares até o retorno à ilha de ítaca após a guerra.

A Grécia antiga era formada por muitas ilhas e não tinha um governo único. Segundo os poemas de Homero, Menelau, rei de Esparta, teve a mulher Helena raptada por Páris, príncipe da cidade de Tróia. Todos os gregos uniram seus exércitos, sob o comando de Agamenon, e partiram em direção a Tróia. Entre os guerreiros mais famosos, destacaram-se Aquiles, Nestor e Ulisses.

Aquiles foi mergulhado, ao nascer, pela mãe Tétis no rio Estige, tornando todo o seu corpo invulnerável, com exceção do calcanhar direito, por onde foi segurado. Como o menino ainda não havia colocado seus lábios no peito materno, recebeu o nome de Aquiles, termo que, em grego, significa "sem lábios". Morreu com uma flechada de Páris, desferida justamente no calcanhar direito, sua única parte indefesa.

Nestor, o que fala por último, era o mais velho e mais experiente dos soldados gregos. Ulisses, também chamado Odisseu, era o mais astuto e inteligente. Durante dez anos, os gregos lutaram bravamente, mas não conseguiram ultrapassar os muros de Tróia.

Ulisses, então, teve a ideia de mandar construir um gigantesco cavalo de madeira e dentro deles escondeu vários soldados, colocando-se, inclusive, entre eles. O cavalo foi posto sobre rodas e deixado como presente na entrada dos muros de Tróia. Em seguida, os gregos subiram nas embarcações e começaram a remar, dando a entender que haviam desistido da guerra.

Os troianos introduziram o cavalo na cidade e iniciaram uma grande festa. À noite, Ulisses e seus companheiros saíram do cavalo oco, e em pouco tempo a cidade estava incendiada e seus habitantes mortos ou colocados em fuga. Os gregos resgataram Helena e a devolveram ao seu marido Menelau.

Você tem perguntas sobre algo curioso ou inusitado? Então participe do Você Sabia?. Clique aqui e envie já a sua pergunta.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade