Javascript para tagman
Javascript para métricas
inclusão de arquivo javascript
Por que o bocejo é contagioso?Veja curiosidades sobre o sono]]> Os sonhos sempre fizeram parte do imaginário da humanidade. Para alguns, são previsões ou avisos, mas a ciência tem outras explicações. O que significam? Quanto tempo duram? Os cegos de nascença conseguem sonhar? E os animais?
Por outro lado, no mundo moderno a falta de sono é um dos principais problemas. Quanto tempo aguentamos sem dormir? O que pode nos causar um longo período sem sono? Por que o bocejo é contagioso?
Veja respostas para estas e outras perguntas sobre o sono.
Além de ser indispensável para nosso equilíbrio orgânico, ele conta que o sonho é um fenômeno psíquico bastante revelador do que somos. "No período moderno, o maior decifrador dos sonhos foi Freud. Para ele, os sonhos são realizações de desejos. Sonhamos com aquilo que desejamos enquanto estamos acordados", diz o professor.
Crianças, por exemplo, mostram isso de forma mais evidente porque sonham sobre coisas mais imediatas: se lhes for recusado um doce, vão sonhar com comida. No caso dos adultos, desejos reprimidos também aparecem. "E como esses desejos são em geral ligados à sexualidade ou à agressividade, os sonhos dos adultos tornam-se, na maior parte das vezes, ininteligíveis ou mesmo absurdos", explica. Para Sigmund Freud, os pesadelos ocorrem quando tomamos contato com nossos desejos proibidos latentes, que surgem como algo ameaçador, aumentando a tensão psíquica e nos fazendo acordar.
Por outro lado, os bichos que vivem em um ambiente tranquilo e recebem carinho e atenção tendem a ter o sono mais tranquilo. Ela diz ainda que é importante respeitar os animais durante o descanso. Ela ressalta que estudos mostram que o sono REM só se apresenta em aves e mamíferos, ou seja, animais de sangue quente. Entre eles estão ratos, gatos, cães, macacos e elefantes. "Experimentos com animais como répteis, por exemplo, não apresentaram indícios de sono REM", destaca Silvia.
Conforme a pesquisadora Silvia, a quantidade de sono nos animais é inversamente relacionada ao grau pelo qual as espécies devem lidar com o perigo predatório, ou seja, as espécies vulneráveis a predadores tendem a dormir menos. "Alguns animais grandes como elefantes, vacas e cavalos também dormem pouco, pois gastam grande quantidade de tempo fazendo estocagem de alimentos", explica.
Por isso, segundo Liliane, as pessoas que já vieram ao mundo cegas sonham normalmente todas as noites usando as suas experiências. "As pessoas confundem muito o sonho com a percepção visual, por isso existe a dúvida se uma pessoa cega sonha. Isso acontece porque o sentido visual, para quem enxerga, se torna o mais utilizado e evidente, inclusive nos sonhos. Mas nada impede que uma pessoa com visão também sonhe sem imagens visuais".
No caso das pessoas que já nasceram cegas, seus sonhos são compostos por situações de diversos tipos, vividas e percebidas do modo como elas "veem" o mundo acordadas. "Seus sonhos são formados por imagens perceptivas, não visuais, como imagens auditivas, táteis, olfativas e gustativas. Mesmo sem a imagem visual, a sensação que um cego de nascença tem ao sonhar é a mesma de uma pessoa que possui a visão".
Mas será que uma pessoa que perdeu a visão sonha de modo diferente de uma pessoa que já nasceu cega? De acordo com Liliane, quando uma pessoa perde toda a visão, ela sonhará com imagens visuais por certo período. Mas com o tempo, tais imagens visuais irão se apagando de sua memória e ela passará a utilizar outros sentidos para sonhar. "No caso de pessoas que possuem baixa visão, ou visão subnormal, elas sonharão assim como percebem o mundo acordadas, com imagens visuais incompletas", completa Liliane Camargos.
Segundo a doutora Rosa Hasan, coordenadora do Departamento de Sono da Associação Brasileira de Neurologia, não é preciso uma grande privação de sono para que o corpo comece a responder de forma negativa. Uma pessoa que costuma dormir 8 horas por noite quando dormir 6 horas já sentirá uma queda de rendimento ao longo do dia.
"O sono tem papel fundamental na capacidade de aprendizado e no processo de consolidação da memória", explica Rosa. A especialista ainda ressalta que quando dormimos o organismo produz hormônios e substâncias importantes para o corpo que só ocorrem neste momento de repouso. Além disso, o cérebro aproveita para fazer um "back-up" das coisas que aprendeu e percebeu durante o dia.
"Quem se priva do sono deixa de aproveitar o máximo de sua capacidade cognitiva", alerta Rosa. De acordo com ela, mesmo a pessoa que permanece sem dormir por vários dias dá cochilos sem perceber e pode estar, na verdade, "dormindo acordada".
No entanto, essa rouquidão deve desaparecer rapidamente. Claudia alerta que essa característica não pode durar por muito tempo no decorrer do dia. "Rouquidão por tempo prolongado é um forte indicativo de que algo não está bem com nossas pregas vocais. Se isso acontecer o mais indicado é que se procure uma fonoaudióloga ou um otorrinolaringologista".
Mas se você tem aquela reunião bem cedo com o chefe ou é o primeiro a apresentar um seminário no colégio, o que fazer com a voz rouca? "No caso de precisar usar a voz com boa qualidade em curto espaço de tempo considere falar de modo suave logo ao acordar, buscando um tom ligeiramente mais agudo do que você produz logo que sai da cama", sugere Claudia. Ela também lembra que o ato da mastigação e deglutição, enquanto tomamos o café da manhã, ajudará na movimentação da musculatura que envolve a laringe, órgão onde se encontram as pregas vocais.
A médica e dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Ana Paula Meski, explica que em uma pessoa saudável a retenção de líquidos durante o sono está relacionada à posição na qual ela dorme. "Enquanto dormimos, a drenagem linfática do nosso corpo diminui e acumulamos linfa (uma espécie de soro composta de nutrientes) com mais facilidade nas extremidades como mãos, pés, pálpebras e rosto". Uma pessoa que costuma dormir de barriga para baixo, por exemplo, tem maior tendência de acordar com olhos e rosto inchados, porque nesta posição é mais fácil acumular o líquido extracelular.
O professor de Educação Física da Unicamp, Edison Duarte, alerta, porém, que acordar todos os dias com o corpo inchado pode significar alguma deficiência circulatória e, por isso, o correto seria procurar um médico. Em geral, quem tem problemas cardíacos, circulatórios ou renais possui dificuldade para eliminar líquidos pela urina e acabam inchando mais que as outras pessoas.
Os sonhos sempre vão estar relacionados com o que sentimos como, por exemplo, medo, preocupação e coisas que irão acontecer. Eles acontecem dentro do tempo que imaginamos que está ocorrendo certa situação.
Para que o sonho seja lembrado, a pessoa tem que acordar logo que ele acontece, caso isso não ocorra, a pessoa diz que não sonhou, o que não é verdade, já que sempre sonhamos na fase profunda do sono.
"Geralmente, as galinhas escolhem locais altos para dormir porque além de ser mais seguro, favorece alçar voo caso seja preciso. Galinhas mais fortes e dominantes têm privilégio sobre as demais e escolhem os locais mais altos", explica a especialista em comportamento animal.
Rubia diz ainda que as aves têm audição e olfato pouco desenvolvidos, e o seu sentido mais apurado é o tato. Esses animais são extremamente habilidosos para perceber vibrações através da pele e dos pés e reagem prontamente ao menor estímulo percebido. "Elas precisam de luz para enxergar, são completamente cegas durante a noite, e têm nos pés mais do que um apoio - os pés são seus olhos e a sua maior defesa", afirma a veterinária.
O "sono" dos peixes é caracterizado pela redução de seus movimentos vitais durante um certo período do dia. "Alguns peixes gostam de 'dormir', ou seja, descansar durante a noite ou quando a água está bem fria. Outros peixes descansam até mesmo durante o dia", diz o professor Athiê Jorge Guerra, do Departamento de Pesca da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
Mesmo durante esse período de "descanso", os peixes forçam a passagem de oxigênio em suas brânquias com o abrir e o fechar das bocas. Assim, eles continuam respirando enquanto "cochilam".
O pesquisador explica que uma das teoria, bem aceita, diz que a culpa pelo contágio do bocejo é dos neurônios-espelho. Essas células gravam a forma como nos comportamos em determinadas situações e irão basear nossas ações futuras nos comportamentos passados - quando choramos, por exemplo, essas células entram em ação para determinar como iremos chorar novamente. Ao vermos alguém bocejando, os neurônios-espelho desencadeiam um ato-reflexo, que não controlamos, e dão início ao bocejo. Até podemos tentar pará-lo, mas ele vai começar sem que queiramos.
O que acontece é que quando bocejamos por "reflexo", em geral estamos em uma situação parecida com a primeira pessoa que bocejou. Um grupo de pessoas que está vendo um filme, por exemplo. Se elas estão relaxadas - em um filme chato, por exemplo -, quando a primeira pessoa boceja, o cérebro de uma pessoa próxima pode notar que ela precisa ficar mais alerta e também aciona o bocejo.
mais especiais de educação