PUBLICIDADE

Fuvest 2024: confira matérias das provas de humanas e linguagens da 2ª fase

As provas da segunda fase da Fuvest 2024 estão próximas de serem aplicadas, saiba o que pode cair em português, literatura, geografia e história

28 nov 2023 - 10h37
Compartilhar
Exibir comentários

As provas da 2ª fase da Fuvest 2024 serão realizadas nos dias 17 e 18 de dezembro.

Nesta etapa do processo seletivo, as provas acontecerão da seguinte forma:

  • 1º dia: Prova com 10 questões abertas de português e redação;

  • 2º dia: Prova com 12 questões abertas de duas a quatro disciplinas específicas.

As disciplinas específicas do segundo dia são definidas conforme a escolha da graduação feita pelo aluno. A relação das disciplinas cobradas nos exames conforme os cursos está disponível no Guia de Carreiras.

A prova de português é aplicada a todos os cursos e muitas das formações precisam fazer provas de geografia ou história, alguns exemplos são Artes Visuais, Biblioteconomia, Administração, Ciências Econômicas, entre outras.

Com o intuito de te ajudar a se preparar para estes exames, conversamos com professores do Oficina do Estudante de todas as áreas de Linguagens e Humanas que serão cobradas nas provas da Fuvest 2024. Confira!

Português na 2ª fase da Fuvest 2024

Apesar da prova da Fuvest ser conhecida pela sua cobrança conteudista, nos últimos anos os seus exames têm assumido um caráter mais interpretativo e isso pode se refletir na prova de português.

Dentre os muitos assuntos que podem ser cobrados na prova, a professora Liliane Negrão destacou para a prova da Fuvest, classificação morfológica analisada dentro de diferentes contextos, verbos e análise sintática.

Já sobre Literatura, o professor André Barbosa disse:

ter presença de obras conhecidas que não apareceram na primeira fase, como "Quincas Borba", de Machado de Assis, "Angústia", de Graciliano Ramos, e "Romanceiro da Inconfidência", de Cecília Meireles

O educador ainda chamou atenção para obras novas como "Nós matamos o cão-tinhoso!", de Luís Bernardo Honwana. 

História 

O professor Marcus Vinicius recomenda dedicar tempo à história dos Estados Unidos e à Guerra Fria. Além destes dois conteúdos específicos, o educador diz que temas contemporâneos também serão explorados na prova e suas respectivas ligações com determinados momentos históricos.

É recomendado que os candidatos saibam falar sobre e situar historicamente as seguintes comunidades: indígenas, africanos, mulheres, periferia, operários e movimento LGBTQIA+. Confira uma questão da prova de história da 2ª fase da Fuvest do ano passado:

Questão 3 - Fuvest 2023 - 2ª fase - Prova de história
Questão 3 - Fuvest 2023 - 2ª fase - Prova de história
Foto: Brasil Escola

Resoluções:

  1. O rei e sua corte ocupam um espaço de centralidade em relação ao resto da sociedade. Isso é perceptível na imagem, pois, as pessoas se prostram no chão diante do rei, que senta em um trono sob um altar suspenso

  2. A presença de coroa, cetro, dossel sobre o trono, da cruz à frente do rei e o

o manto real.

  1. A imagem dispõe os europeus em plano inferior ao das autoridades africanas, indicando deferência e busca de entendimento mútuo. Ao fundo, podem ser vistos, também, um europeu e um africano dando as mãos.

Geografia

O professor Daniel Simões destacou os seguintes tópicos para a prova de Geografia da 2ª fase da Fuvest 2024:

  • Urbanização: principalmente, em países emergentes, que se deu de forma desordenada e gerou consequências como congestionamento, enchentes, problemas de moradia e deslizamentos de terra em áreas habitadas.

  • População Mundial: o fato de ela estar em transição demográfica, se encaminhando para a estabilidade e a tendência de envelhecimento populacional em cada país, além de cobrar as consequências disso no sistema de previdência e na saúde.

  • Agropecuária: tanto para identificar circuitos agrícolas brasileiros quanto para falar sobre problemas ambientais ligados à agricultura, como conflitos de terra e, também, porque o agronegócio tem um peso muito forte, economicamente, para o Brasil. 

O educador ainda nos disse que a Fuvest possui um apreço maior por temas relacionados à urbanização em relação a outras instituições de ensino. Então, vale a pena dar uma atenção maior para este tópico.

O educador conclui chamando atenção para os debates ambientais e sociais contemporâneos que podem ser desenvolvidos nas questões de geografia da 2ª fase da Fuvest:

Indígenas, parques nacionais, reservas ambientais e extrativistas, atividades de mineração e, também, outras atividades econômicas que tenham algum impacto na região, desmatamento e fronteira agrícola podem ser questionados

Brasil Escola
Compartilhar
Publicidade
Publicidade