PUBLICIDADE

2ª fase da Fuvest 2024: veja 4 dicas para a redação

As provas da 2ª fase da Fuvest serão aplicadas em dezembro, com provas de português, conteúdos específicos e redação. Confira 4 dicas para a redação

23 nov 2023 - 12h55
Compartilhar
Exibir comentários

A segunda etapa da Fuvest 2024 acontecerá nos dias 17 e 18 de dezembro, serão aplicadas 3 tipos de provas, todas com questões discursivas. No total, são 200 pontos, 100 pontos para as provas de conhecimentos específicos, 50 pontos para a prova de português e 50 para a redação.

Por se tratar de uma prova extensa e reconhecidamente conteudista, os exames da Fuvest exigem que os alunos estabeleçam estratégias. A fim de colher as melhores dicas relacionadas à redação, nos conversamos com Julia Ferreira, coordenadora de redação da Redação Nota 1000. Veja os 4 conselhos que conseguimos!

Julia Ferreira
Julia Ferreira
Foto: Brasil Escola

Atenção ao formato da redação da 2ª fase da Fuvest 2024

A professora afirma que a redação da Fuvest deve ser escrita no formato de um texto dissertativo-argumentativo, ou seja, é necessário apresentar uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão, lembrando, sempre, de manter a norma-culta da língua portuguesa. 

Diferentemente do Enem, a Fuvest exige a criação de um título para o texto apresentado. Uma boa dica para criar títulos criativos é deixar para pensar nele depois que o texto estiver completo. 

Correção da redação da 2ª da Fuvest 2024

Julia diz que a correção da Fuvest é criteriosa e é essencial a leitura do Manual do Candidato da Fuvest. Em seguida, ela lista os principais pontos de atenção na hora de escrever sua redação para não ter problemas na correção, confira:

  • Na introdução, uma contextualização do tema e a apresentação da tese que será defendida;

  • No desenvolvimento do texto, argumentos sólidos e bem articulados entre si, que defendem o ponto de vista escolhido;

  • O cumprimento da norma-padrão da língua portuguesa, incluindo aspectos gramaticais e a seleção lexical, ou seja, de vocabulário;

  • Uma análise profunda do tema, que demonstra a capacidade de interpretação e argumentação do estudante;

  • Uma conclusão que sintetiza o texto com clareza e se conecta com os argumentos.

Como argumentar na redação da 2ª fase da Fuvest 2024

A professora começa a explicação dizendo que é importante os alunos analisarem o tema proposto com cuidado antes de começar a produção do texto. Pensem em argumentos e em contra-argumentos ao elaborar a defesa da sua tese.

A partir disso, ele deve agrupar as informações de seu conhecimento pertinentes sobre a temática. Isso porque, no momento da produção do texto, o estudante não poderá consultar informações externas e, sendo assim, deve trabalhar com os conhecimentos que já possui

Para organizar as ideias, vale elencá-las em uma lista na parte de reascunho, verificando se todos os argumentos irão se conectar e não haverá uma "ponta solta"

Julia Ferreira também diz para os alunos ficarem atentos aos argumentos fracos e clichês, é preciso elaborar uma construção lógica sem ideias pré-fabricadas. Para evitar estas situações a professora declara o seguinte:

Para evitá-los, o estudante precisa estar atento à conexão e à coerência de todos os seus argumentos, expostos por meio de um vocabulário claro.

Treinando para a redação da 2ª fase da Fuvest 2024

A professora diz que o essencial é o aluno praticar a redação para identificar os seus pontos fortes e fracos, a fim de determinar quais aspectos precisam ser mais desenvolvido. Escrever sobre os temas que já foram aplicados pela Fuvest, em anos anteriores, vai te ajudar a compreender o estilo da banca e irá acelerar a sua preparação. 

Outra dica que a professora passou foi estabelecer um tempo determinado, próximo ao que você terá no dia da prova, para seus treinamentos de redação. Assim, você não terá surpresas desagradáveis no momento de realizar a redação da 2ª fase da Fuvest 2024.

Brasil Escola
Compartilhar
Publicidade
Publicidade