PUBLICIDADE

2º dia da 2ª fase da Fuvest 2024: professores comentam provas

Confira o que professores especialistas têm a dizer sobre as questões da Fuvest 2024

19 dez 2023 - 09h12
Compartilhar
Exibir comentários

As provas do 2º dia da 2ª fase da Fuvest 2024 foram aplicadas ontem, dia 18 de dezembro. Os exames realizados foram de conhecimentos específicos, cada grupo de candidatos a um curso fez um conjunto de provas relacionado à graduação de sua escolha.

vestibular-da-fuvest-dicas-segunda-fase-segundo-dia
vestibular-da-fuvest-dicas-segunda-fase-segundo-dia
Foto: Foto - Divulgação / USP / Brasil Escola

Para compreender como foi a cobrança das matérias e as peculiaridades desta prova, conversamos com professores do Oficina do Estudante. Confira!

Prova de Bilogia do 2º dia da 2ª fase da Fuvest 2024

Segundo André Bourg, professor de biologia, a prova de biologia ficou restrita devido ao número pequeno de questões, eram 6 itens constituindo a prova. O professor destacou a quantidade de gráficos a serem analisados e reproduzidos.

O educado também ressaltou a preferência dada à ecologia neste exame de biologia da Fuvest, foram três questões só para esta parte da matéria, o que corresponde a 50% da prova.

Outros assuntos de biologia trabalhados no exame foram evolução e um houve também uma pequena parcela de Zoologia. A dificuldade da prova não surpreendeu o professor, ele disse que não tinha questões complexas.

Prova de física do 2º dia da 2ª fase da Fuvest 2024

O professor Giuliano Perina afirmou que a prova de física deste ano seguiu o padrão Fuvest. Isso quer dizer que as questões eram muito diretas, apesar de trabalhar um pouco de contextualização.

Veja o que disse o educador sobre a variedade de assuntos abordados nas questões de física da Fuvest 2024:

A prova passou por diversas áreas da Física: tivemos calorimetria e densidade; pressão e hidrostática, com conceitos de vazão; tivemos ondulatória e acústica; um pouquinho de gases e Física Moderna apareceu em duas questões - uma com essa de gases, outra com eletrodinâmica e eletromagnetismo, e uma questão de eletrostática.

Além disso, Giuliano destacou a ausência de assuntos que, normalmente, são cobrados, temas como: Mecânica em termos diretos, nem Cinemática, Lei de Newton clássica de vetor e Dinâmica Clássica. 

Prova de Geografia do 2º dia da 2ª fase da Fuvest 2024

O professor de Geografia, Sebastian Fuentes, destacou a atualidade da prova de Geografia na Fuvest 2024. Ele disse que foram cobrados assuntos contemporâneos, por exemplo, a expansão dos BRICS e alguns resultados do Censo de 2022.

Além destes temas, também foram trabalhadas questões relacionadas à geografia física. Sebastian destacou temas abordados como caso de Balneário Camboriú/SC - da expansão da praia - e, também, da exploração mineral.

Segundo o educador nos disse, a dificuldade da prova estava de média para difícil. Por fim, ele comentou sobre a ausência de itens que desenvolviam sobre os conflitos que acontecem no mundo.   

Prova de história do 2º dia da 2ª fase da Fuvest 2024

O professor de história, Felipe Mello, estabeleceu uma comparação da prova da Fuvest 2024 com o exame da Unicamp. Segundo ele, a prova da Unicamp foi mais difícil devido aos temas cobrados, enquanto a Fuvest optou por assuntos mais clássicos, a Unicamp escolheu alguns mais complexos.

A prova de história da Fuvest fez perguntas sobre escravidão, período medieval e seus castelos, a guerra do Vietnã, luta pelos direitos civis e, também, Proclamação da República. Segundo Felipe, o aluno que se preparou fez uma prova tranquila, já que não havia mais dificuldade que o usual.

O educador ainda comentou sobre assuntos de caráter social que estavam ausentes no exame, como: a participação das mulheres e comunidades indígenas. 

Prova de matemática do 2º dia da 2ª fase da Fuvest 2024

O professor Mário Fernandes afirmou que o exame de matemática da Fuvest 2024 foi difícil. Ele listou os assuntos mais importantes da prova:

  1.  funções

  2. geometria analítica

  3. geometria espacial

  4. probabilidade

  5. aritmética

Além disso, ele destacou temas que não foram cobrados, apesar de terem certa recorrência nos exames anteriores. Não foram exigidos dessa vez:

  1. geometria plana

  2. análise combinatória

  3. sequências. 

Prova de química do 2º dia da 2ª fase da Fuvest 2024

Na prova de química, o professor Marcos César Formis também afirmou que o exame seguiu o padrão Fuvest de aplicação. Ou seja, foram questões bem conceituais e com valorização da capacidade de interpretação gráfica, tabela e textual.

O educador elogiou a elaboração da prova e disse que, devido a sua estrutura, os alunos precisaram desenvolver bastante a capacidade analítica. O professor ressaltou a necessidade recorrente de se utilizar matemática na resolução das questões da prova de química, principalmente em temas como estequiometria e soluções.

Um assunto que apareceu com constância, neste exame, foi Equilíbrio Químico. Os assuntos que não foram cobrados e tiveram suas ausências notadas por Marcos foram Termoquímica, Eletroquímica e Química Geral. 

Brasil Escola
Compartilhar
Publicidade
Publicidade