PUBLICIDADE

vc repórter: geladeiras se transformam em bibliotecas em SC

9 abr 2013 - 10h50
(atualizado às 11h00)
Compartilhar
Exibir comentários
Geladeiras foram colocadas na Universidade Regional de Blumenau, em Santa Catarina
Geladeiras foram colocadas na Universidade Regional de Blumenau, em Santa Catarina
Foto: Jaime Batista da Silva / vc repórter

Com o objetivo de incentivar a leitura, três geladeiras sem uso se transformaram em bibliotecas na Universidade Regional de Blumenau (Furb), em Santa Catarina. Localizadas nos campus 1, 2 e 3 da instituição, os eletrodomésticos estão recheados de livros que podem ser emprestados a alunos, servidores e frequentadores da universidade.

Intitulado Geladeirotecas, o projeto foi idealizado pelo diretor de cultura do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Furb, Alan Filagrana. “Meu pai viu uma ação semelhante na TV e me contou. Resolvi colocá-la em prática”, conta Alan. Com o slogan, “Não deixe a cultura na geladeira!”, a ideia é que o conhecimento não fique parado. “O nome é autoexplicativo. Além disso, queremos fazer com que as pessoas tenham acesso mais fácil à cultura”, completa o diretor. 

As três geladeiras, que tinham como destino certo o lixão, foram doadas por simpatizantes do projeto e pintadas com a ajuda voluntária dos artistas Telomar Florêncio, Fernando Pauler e Clóvis Truppel.

Todos os livros disponíveis possuem uma etiqueta que identifica a ação. “Após lê-lo devolva a uma das Geladeirotecas espalhadas pelos campi da Furb ou passe este livro adiante”, diz a mensagem. “A pessoa pode ler no local ou levar para casa. O propósito é que o livro esteja sempre circulando”, diz Alan.

As geladeiras foram disponibilizadas no dia 1º de abril na universidade. “A (geladeira) do campus principal esvaziou em questão de dois, três dias. Ficamos impressionados como o pessoal aderiu fácil”, afirma o diretor do DCE.

As obras foram doadas pela Editora Furb, Fundação Catarinense de Cultura, Editora Hemisfério Sul e acadêmicos. O projeto também aceita doações de outros volumes nas sedes do DCE.

O internauta Jaime Batista da Silva, de Blumenau (SC), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade