PUBLICIDADE

Unicamp passa do 44º para 28º lugar em ranking de universidades jovens

A universidade é a única brasileira entre as 100 melhores instituições de ensino superior do mundo com menos de 50 anos de criação

19 jun 2013 - 17h24
(atualizado em 20/6/2013 às 09h20)
Compartilhar
Exibir comentários
A Unicamp subiu 16 posições no último ranking de universidades jovens
A Unicamp subiu 16 posições no último ranking de universidades jovens
Foto: Divulgação

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é a única instituição de ensino superior do Brasil a figurar no ranking Times Higher Education (THE) de universidades jovens, divulgado nesta quarta-feira. Na 28º posição, a Unicamp teve um desempenho melhor que no ano anterior, quando aparecia no 44º lugar.

Já a Universidade Estadual Paulista (Unesp), que em 2012 estava na 99º posição, este ano não apareceu no ranking das 100 melhores. No topo ficaram a Universidade de Ciência e Tecnologia de Pohang, da Coreia do Sul, Escola Politécnica Federal de Lausanne, da Suíça, e a Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia, também da Coreia. Os dados completos podem ser conferidos no site do THE.

O ranking leva em conta universidades de todo o mundo com menos de 50 anos de fundação. Na lista das dez melhores, estão instituições de oito países: Coreia do Sul, Suíça, Hong Kong, Reino Unido, França, Estados Unidos, Singapura e Holanda.  Segundo a organização do ranking, as universidades selecionadas apresentam grande potencial de tornarem-se líderes globais no futuro, competindo com instituições centenárias.

Posição Universidade País
Universidade de Ciência e Tecnologia Pohang Coreia do Sul
Escola Politécnica Federal de Lausanne Suíça
Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia Coreia do Sul
Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong Hong Kong
Universidade da Califórnia - Irvine Estados Unidos
Universidade de Maastrich - Holanda Países Baixos
Universidade de York Reino Unido
Universidade Tecnológica Nanyang Cingapura
Universidade Pierre e Marie Curie França
10º Universidade do Sul de Paris França
28º Universidade de Campinas Brasil

O Brasil no ranking

Fundada em 1996, a Unicamp á a única universidade da América Latina no ranking de 100 melhores. Segundo Phil Baty, editor dos rankings THE, apesar de ter apenas uma instituição na lista das melhores, o Brasil tem motivos para comemorar. "A Unicamp passou da 44ª posição, para a 28ª, o que comprova que é uma das universidades jovens mais interessantes do mundo. Com grande suporte financeiro e autonomia, pode continuar crescento e competir com a companheira mais velha, a Universidade de São Paulo (USP), no ranking global", disse ao fazer referência ao desempenho da USP nos levantamentos internacionais.

Melhores universidades

Unicamp é a única brasileira em ranking de universidades jovens; confira a lista

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade