Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tire suas dúvidas sobre o uso da crase

27 dez 2009 - 18h16
(atualizado às 19h39)
Compartilhar

Crase não é acento, crase é fusão. É o fenômeno da contração da preposição "a" com, por exemplo, o artigo "a".

Teste do artigo ou regra do "ao"
Emprega-se o acento grave para indicar crase sempre que, substituindo-se a palavra feminina por uma masculina, aparecer a contração "ao". O vocábulo masculino não precisa ser sinônimo do feminino. Precisa, sim, fazer sentido para a frase em que se está fazendo a substituição.

Princípios Sintáticos da Crase
O fenômeno da crase está associado à regência (nominal e verbal) e, portanto, atrelado à estrutura sintática da frase. Dentro da oração, os termos que admitem crase são:
a) Objeto indireto.
b) Complemento nominal.
c) Adjunto adverbial.

Crase proibida
Não ocorrerá crase quando o "a" estiver:
a) Antes de verbo.
b) Antes de palavra masculina.
c) Antes de pronomes pessoais.
d) Entre palavras repetidas.
e) Antes de pronomes de tratamento. Exceções: dona, madama, senhora e senhorita.
f) Antes de pronomes indefinidos.
g) Antes de artigos indefinidos.
h) Antes dos pronomes demonstrativos esta(s), essa(s), isto, isso.
i) Antes dos pronomes relativos que, quem, cuja(s).

Casos Especiais
- Nome próprio geográfico: com nomes de lugar (cidade, estado, país, continente, planeta), o fenômeno da crase acontece quando a palavra admite artigo "a".

Teste prático - Para tirar dúvidas, faz-se o seguinte teste prático, usando os verbos vir ou ser: "Venho de ou venha da?"; "Sou de ou sou da?" Se o resultado for "de", conclui-se que o nome não admite artigo (portanto sem crase).

Se o resultado for "da", conclui-se que o nome admite artigo (o fenômeno da crase pode ocorrer).

Observação - Se o nome da localidade vier especificado, a lógida é que admita artigo.

- Nome de mulher: para usar (ou não) crase com nome de mulher, temos que considerar três condições:

a) Pessoa íntima, familiar - Admite artigo e, por isso, o fenômeno da crase pode acontecer. Sabemos se a pessoa é ou não de nosso convívio pelas informações contidas na frase.

b) Pessoa não-especificada -Admite artigo facultativamente; por isso, o uso da crase também é facultativo.

c) Nome histórico - Por não admitir artigo, não admite crase.

À moda, à maneira. As expressões à moda, à maneira, desde que sejam locuções adverbiais, provocam o fenômeno da crase, mesmo estando subentendidas e antes de palavra masculina.

- Bife a cavalo, à milanesa. Bife a cavalo não tem crase. Usa-se crase quando se pode entender "à moda de", como é o caso de "bife à milanesa" (à moda de Milão), "bife à portuguesa" (à moda de Portugal), "bife à Camões" (à moda de Camões), etc.

Locuções femininas (adverbiais, conjuntivas, prepositivas) .As locuções adverbiais, prepositivas e conjuntivas, desde que femininas, provocam o fenômeno da crase. Palavra oculta. Entenda-se por palavra oculta aquela que está subentendida para evitar repetição desnecessária. Veja os exemplos:

a) Vou à igreja de Santo Amaro, depois à de Santo Antônio.

Observe que a palavra "igreja" está subentendida antes da expressão "de Santo Antônio". Por isso, a crase acontece.

b) Refiro-me à moça da esquerda, não à da direita.
Observe que a palavra "moça" está subentendida antes da expressão "da direita". Por isso, a crase acontece.

Crase com pronomes relativos. Para usar crase com pronomes relativos, temos de dividi-los em dois grupos:
a) Que, quem, cujo, cuja, cujos, cujas - Jamais admitem crase (porque não admitem artigo).
b) A qual, as quais - Admitem crase (porque aceitam artigo), quando regidos por um verbo (ou substantivo) que exija preposição "a".

Fonte: Colégio Web

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra