PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Repórter do Terra media painel no maior evento de inovação na educação da América Latina

Beatriz Araujo marcará presença no painel 'Educando com empatia: desafios e soluções para inclusão e equidade na educação' na terça, 23

12 abr 2024 - 17h39
Compartilhar
Exibir comentários
Especial_educação inclusiva
Especial_educação inclusiva
Foto: Getty Images

O Terra marcará presença na Bett Brasil 2024, o maior evento de inovação e tecnologia para educação da América Latina. A repórter Beatriz Araujo mediará a roda de conversa 'Educando com empatia: desafios e soluções para inclusão e equidade na educação', como parte da agenda do Congresso de Educação Básica, na terça-feira, 23.

O painel terá como palestrantes o médico psiquiatra Alexandre Valverde e a diretora jurídica Jaíne Machnicki. O formato de roda de conversa tem como objetivo promover interatividade e propiciar conversas profundas e instigantes, com jornalistas moderando as agendas.

Reportagem e inclusão - Em setembro passado, o Terra lançou a série de reportagens especiais 'Educar para Incluir', com publicações que se aprofundaram nos dilemas da Educação Inclusiva no Brasil. A reportagem principal da série foi a 'Apae não alfabetiza', diz coordenadora de filial que segrega alunos, apesar da lei garantir educação inclusiva.

Com o tema geral 'Inovação com Propósito: Educação em diálogo com as transformações sociais', a 29ª edição da Bett Brasil acontece em São Paulo entre os dias 23 e 26 de abril, no Expo Center Norte. Além de estandes com 300 marcas expositoras, estão programadas conferências simultâneas em 12 auditórios. A expectativa é que mais de 400 educadores, palestrantes e especialistas nacionais e internacionais se encontrem para discutir a educação. 

Devido à crescente do evento, este será o primeiro ano que a Bett Brasil ocupará os pavilhões Verde, Branco e Azul do Expo Center Norte, numa área que totaliza 44 mil metros quadrados. São esperadas 35 mil pessoas durante todo o evento, entre educadores, pesquisadores, especialistas, estudantes, empresas, políticos e todas as pessoas que, de forma ou outra, integram a comunidade educacional.

Serviço

Painel: Educando com empatia: desafios e soluções para inclusão e equidade na educação

Horário: 11:30 - 12h30

Onde: Auditório 5 d

Confira a programação completa no site oficial da Bett Brasil!

Conheça os  participantes da mesa

  • Beatriz Araujo, repórter

Beatriz Araujo é repórter do Estadão, na equipe que integra o Projeto Terra. Pós-graduada em Jornalismo Investigativo, com passagens pelo UOL e jornais regionais, ganhou o Prêmio Luiz Egydio Setúbal de Jornalismo em 2023, com a reportagem "De volta à classe: como fica a saúde mental de alunos que vivenciaram ataques". No mesmo ano, fez parte da equipe de reportagem da série 'Educar para Incluir', com pareceres inéditos sobre a educação inclusiva no Brasil. Trabalha com hard news e na cobertura de educação, economia e sustentabilidade.

Estudantes com autismo são 2º maior público da modalidade Educação Especial Estudantes com autismo são 2º maior público da modalidade Educação Especial

  • Jaíne Machnicki, diretora jurídica

Autista, advogada, diretora jurídica do Grupo Super Cérebro, idealizadora e cofundadora do projeto 'Irmãs Atípicas', pelos direitos das pessoas com deficiência. É formada em Direito, estudante de Pedagogia e pós-graduanda em Inclusão e Direitos das Pessoas com Deficiência. Seus títulos incluem pós-graduação em Transtorno do Espectro Autista, pós-graduação em Direito Civil, Direito do Consumidor e Direito Processual Cível; e pós-graduação em Direito de Família e Sucessões. Jaíne também é relatora da Comissão de Defesa das Prerrogativas Profissionais e membro da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil. Ela se diz apaixonada por aprender e ensinar.

  • Alexandre Valverde, médico psiquiatra

Autista e altas habilidades, graduado em medicina pela UNIFESP - Escola Paulista de Medicina e dedica-se à psiquiatria desde 2004, quando começou sua residência médica na mesma universidade. É autor do livro 'Ruptura, Solidão e Desordem. Ensaio obre fenomenologia do delírio' (Editora UNIFESP, 2011), em que compartilha os resultados da pesquisa realizada durante o programa de Master 1 e 2, em filosofia contemporânea, na Université de Paris 1 – Panthéon-Sorbonne. Atua como psiquiatra em seu consultório particular e conduz cursos e palestras a partir de sua experiência em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e em outros equipamentos de saúde do SUS ao longo de sua carreira. Ativista contra a psicofobia e a autistofobia, produz conteúdo digital em diversos canais, como o podcast Terapia, da Revista Superinteressante (Editora Abril) e o podcast Fractais, focado em questões ligadas a neurodivergências. Vive em Santo Antônio do Pinhal, onde cuida de sua agrofloresta e permanece se aventurando pelo ofício de escritor.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade