Questão de prova da Fuvest é ambígua, diz professor
A questão 33 do exame V, presente na prova da primeira fase do vestibular 2010 da Fuvest, aplicada neste domingo, em São Paulo, contém um enunciado ambíguo que pode atrapalhar sua resolução por parte dos estudantes, informou um especialista ouvido pelo Terra. A questão, que apresenta três afirmações sobre o trecho de um poema do compositor Vinícius de Moraes, pede que o aluno julgue alternativas corretas ou erradas.
» Veja as fotos da 1ª fase da Fuvest
» Terra corrige 1ª fase da Fuvest
» Idosa acompanha três gerações de vestibulandos
» Veja o que você precisa para a Fuvest 2010
André Renato Oliveira Silva, professor de português do Cursinho da Poli, disse que o problema está na afirmação número 2. "Se formos pegar o poema como um todo, de fato, Vinícius expressa um amor contraditório à pátria. Porém, no trecho reproduzido na prova, não existe contradição nenhuma. Ela pode aparecer em outros trechos do poema que não foram colocados na prova", afirmou.
"Os versos representados no exercício não possuem contradição, e sim, uma contrariedade, uma oposição, uma irreverência com a pátria", explicou. Segundo o professor, "o aluno bate o olho na palavra 'contradição' e imagina que o discurso do Vinícius seja contraditório, o que, na realidade, não é.
Confira o gabarito e o caderno de questões.