Script = https://s1.trrsf.com/update-1761143121/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Prova Nacional Docente: tudo o que você precisa saber sobre o exame

'Enem dos Professores' é obrigatório para inscritos no Enade das Licenciaturas 2025 e será aplicado em 750 cidades de todos os Estado

24 out 2025 - 20h12
Compartilhar
Exibir comentários

A Prova Nacional Docente (PND), também conhecida como Enem dos Professores, acontece neste domingo, 26. Aplicada em 750 cidades de todos os Estados brasileiros, a prova é obrigatória para os estudantes inscritos no Enade das Licenciaturas 2025, e voltada para concluintes de cursos de licenciatura e licenciados formados que querem dar aula no ensino público.

Em 2025, primeiro ano em que a PND é aplicada, 1.086.914 pessoas confirmaram suas inscrições. Pedagogia lidera as inscrições, com 560.576 pessoas confirmadas. Em seguida, vêm Letras-Português, com 73.187 inscrições, Matemática (72.530) e Educação Física (65.911).

PND também tem o objetivo de incentivar a realização de concursos públicos para docentes no Brasil.
PND também tem o objetivo de incentivar a realização de concursos públicos para docentes no Brasil.
Foto: Werther Santana/Estadão / Estadão

Apesar de também ser comparada ao Concurso Unificado Nacional (CNU), a PND não é um concurso. Promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a PND deve auxiliar Estados e municípios a identificar e contratar profissionais qualificados para o ensino público. Além disso, a prova também visa incentivar a realização de concursos públicos para docentes no Brasil.

Se você vai fazer a Prova Nacional Docente em 2025 e ainda precisa tirar algumas dúvidas, o Estadão preparou uma lista com as principais informações sobre o exame:

Qual o horário da prova?

A PND será aplicada no domingo, 26 de outubro, com fechamento de portões às 13 horas, no horário de Brasília. A prova tem duração de 5 horas e 30 minutos.

  • Abertura dos portões - 12 horas
  • Fechamento dos portões - 13 horas
  • Início da prova - 13:30 horas
  • Término da prova - 19 horas

Como consultar o local de prova?

Se você ainda não consultou seu local de prova, basta acessar esse link e fazer login na Página do Participante. Lá, é possível ter acesso ao cartão de confirmação, com a escola em que realizará o exame. Não é obrigatório imprimir e levar o cartão de confirmação, porém, o Inep recomenda fazê-lo.

O que levar para a prova?

Para o dia da prova, é obrigatório levar um documento de identificação oficial. São válidos para brasileiros:

  • Carteira de Identidade (Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal ou Carteira de Identidade Nacional - CIN)
  • Passaporte
  • Carteira de Habilitação (CNH, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997)
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social
  • Documentos digitais com foto (e-Título, CNH, RG e CIN) apresentados nos respectivos aplicativos oficiais ou no aplicativo Gov.br.

Além disso, a prova deverá ser feita com caneta preta de corpo transparente, não sendo aceitos outros tipos.

Posso levar o celular para a prova?

Todos os aparelhos eletrônicos (celular, tablet, pulseiras, relógios inteligentes, cigarro eletrônico, garrafa digital, chave com alarme, pen drive, fones de ouvido, etc) deverão ser desligados, inclusive seus alarmes, e guardados no envelope porta-objetos lacrado fornecido pelos aplicadores da prova, sob pena de eliminação.

Também não é permitido portar armas de qualquer espécie, exceto para os casos previstos no art. 6º da Lei nº 10.826/2003. Itens como óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares, caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borracha, régua, corretivo, livro, manuais, impressos, anotações, protetor auricular, relógio de qualquer tipo, calculadora devem ser mantidos dentro do envelope lacrado.

Como vai ser a prova?

De acordo com o edital, a PND será composta por duas partes, sendo uma geral e outra específica. A formação geral terá 30 questões objetivas e uma discursiva, sobre temas ligados à formação docente. O componente específico será composto por 50 questões objetivas, sobre a área em que o participante se inscreveu. No total, a prova conta com 80 questões objetivas e uma discursiva.

O conteúdo da PND tem base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de docentes de educação básica, em normas e legislações sobre o exercício da docência, e nas matrizes de referência de cada curso.

Como consultar o gabarito?

O gabarito preliminar da PND será divulgado dois dias depois da prova, na terça-feira, 28 de outubro, no Portal do Inep. Entre os dias 28 e 29 de outubro, será possível apresentar recurso sobre a versão preliminar do gabarito. O gabarito definitivo será liberado em 11 de novembro. O resultado final da prova sai em 10 de dezembro.

O que fazer com minha nota?

Os Estados e municípios poderão escolher usar a nota da PND como mecanismo único ou complementar na seleção de docentes para a rede pública. Até o momento, 22 unidades da federação e 1.508 municípios aderiram à PND, cada um com uma regulamentação específica para uso da nota da prova.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade