ProUni: como funciona e quem pode participar
O Prouni é uma oportunidade para ingresso no ensino superior a partir de bolsas de estudo parciais e integrais.
O Prouni é um programa do governo federal que oferece bolsas parciais e integrais para estudantes de baixa renda ingressarem no ensino superior.
O Prouni (Programa Universidade para Todos), é uma iniciativa do governo federal que pode ser uma boa oportunidade para estudantes ingressarem no ensino superior.
Assim como outras iniciativas governamentais, o Prouni busca ampliar o acesso à educação de nível superior, com foco em determinados grupos.
Quem deseja participar do Prouni precisa cumprir uma série de requisitos para conseguir uma bolsa parcial ou integral por meio do programa.
Também é importante ter atenção às datas de inscrições e aos documentos necessários para participar do Prouni, que traz uma série de critérios para definir quem pode obter bolsas totais ou parciais em instituições privadas.
O que é o Prouni?
O Prouni foi criado em 2004 pelo governo federal com o objetivo de oferecer bolsas parciais e integrais em universidades particulares para quem ainda não possui diploma de nível superior. Quem é aprovado no Prouni pode conseguir bolsas de 50% (parciais) ou 100% (integrais) em instituições de educação superior particulares.
Com isso, é possível pagar metade ou mesmo obter a gratuidade do valor da mensalidade durante o tempo total de curso. Estima-se que o Prouni já beneficiou, durante seus 20 anos de existência, mais de 3,4 milhões de estudantes, sendo que mulheres e pessoas negras formam a maioria dos beneficiados pelo programa estudantil.
Quem pode participar do Prouni?
Para participar do Prouni, é preciso cumprir uma série de requisitos, já que o programa tem foco no público sem renda suficiente para arcar com os gastos de mensalidade em universidades privadas. Dessa maneira, pode participar do Prouni quem cumpre ao menos uma das exigências abaixo, como:
- Ter cursado o ensino médio em escola pública;
- Ter recebido bolsa integral em escola particular durante o ensino médio;
- Ser uma pessoa com deficiência;
- Ser professor da rede pública.
Além disso, é necessário ter obtido no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) uma nota igual ou maior do que 450 pontos na média entre as 5 notas da prova e não ter zerado a redação.
Outro critério de elegibilidade ao Prouni é a renda:
- Pessoas com renda per capita menor do que 1,5 salário mínimo podem conseguir a bolsa integral, de 100% do valor da mensalidade;
- Pessoas com renda per capita entre 1,5 e 3 salários mínimos podem conseguir a bolsa parcial, de 50% do valor.
Por fim, o Prouni possui cotas raciais para pessoas pretas, pardas e indígenas, bem como cotas para pessoas com deficiência. Os percentuais de bolsas oferecidas são os mesmos da proporção de pessoas que fazem parte de cada grupo, de acordo com o censo do IBGE.
Como funciona o Prouni?
Com o Prouni, os candidatos que cumprirem os requisitos podem escolher duas opções de curso, turno e instituição de ensino superior, dentre aquelas disponibilizadas no site oficial do programa.
As bolsas podem ser parciais, de 50% do valor da mensalidade, ou integrais, que cobrem o valor total da mensalidade na instituição de ensino.
Centenas de instituições participam do Prouni e oferecem bolsas parciais e integrais, devendo os candidatos selecionar, de acordo com critérios como localização, reputação e curso oferecido, as opções de bolsa desejadas.
O sistema exibe quais as bolsas disponíveis. Com isso, os candidatos devem selecionar quais bolsas querem obter, ordenando suas preferências. O Prouni utilizará a nota do Enem para ordenar os candidatos a cada bolsa e as maiores notas poderão ser selecionadas para o programa.
Os candidatos selecionados devem comprovar que fazem parte dos critérios sociais e de renda do Prouni para efetivar a matrícula na instituição de ensino e obter a bolsa.
Quem não é aprovado na primeira chamada, faz parte de uma lista de espera e pode obter vagas de candidatos reprovados na análise documental do Prouni.
A lista de instituições que participam do Prouni pode ser visualizada no próprio portal do programa, na aba “faculdades participantes”.
Como se inscrever no Prouni?
A inscrição para o Prouni é gratuita, sendo realizada uma única vez pela internet na página oficial do Programa Universidade para Todos. É necessário ter o login e conta do Gov.br para fazer a inscrição.
O passo a passo para a inscrição no Prouni é:
- Acessar o site oficial do Prouni, em acessounico.mec.gov.br/prouni;
- Faça o login e a senha com o seu CPF;
- Informe dados como e-mail, número de telefone e informações cadastrais solicitadas, como grupo familiar;
- Em seguida, informe os dados referentes ao Enem que foi realizado, como número de inscrição;
- Depois, é hora de escolher ambas as opções de curso e instituição, observando o tipo de bolsa, período e se há processo seletivo próprio da instituição para selecionados pelo Prouni.
Os resultados são divulgados na mesma página de acesso único ao Prouni, no calendário definido pelo Ministério da Educação, organizador do programa federal de acesso à universidade.
Qual o cronograma do Prouni?
O cronograma do Prouni em 2025 obedece à seguinte ordem:
- Período de inscrição: entre 24 e 28 de janeiro;
- Resultados da primeira chamada do Prouni: 26 de fevereiro;
- Apresentação de documentos nas instituições para comprovar informações da inscrição: entre 4 e 17 de fevereiro;
- Divulgação dos resultados da segunda chamada: 26 de março;
- Período para comprovar informações da inscrição: de 28 de fevereiro a 17 de março;
- Manifestação em lista de espera, entre 26 e 27 de março;
- Divulgação da lista: 1 de abril;
- Prazo para comprovar informações após a lista de espera: de 1 a 11 de abril.
A data para início das aulas para os alunos aprovados no Prouni é definida pelas instituições particulares de ensino superior nas quais os estudantes obtiveram as bolsas.
Quais os documentos necessários para a inscrição no Prouni?
Os documentos necessários para fazer a inscrição no Prouni são os documentos pessoais, como RG, CPF e comprovante de residência, além de comprovantes de renda familiar para o cálculo da renda per capita.
Também é necessário apresentar histórico escolar ou documento que mostre em qual tipo de escola (pública ou privada com bolsa) o candidato cursou o ensino médio.
É necessário também informar os dados do Enem, como número de inscrição, para iniciar o processo de obtenção de bolsa via Prouni.
Como a seleção do Prouni é feita?
A seleção do Prouni utiliza a nota do Enem para ordenar os candidatos às bolsas, conforme a escolha de cursos, instituições e turno. Quanto maior a nota, maiores as chances de obtenção de bolsa.
O programa também informa a nota de corte para cada curso, que é igual à nota da última pessoa que poderia ser aprovada. Essa nota é calculada com base no número de vagas e na nota de quem deseja concorrer a um mesmo curso.
A nota de corte varia durante o período de inscrições, já que os candidatos podem trocar suas opções de curso caso a nota de corte seja superior àquela obtida pelo próprio candidato no Enem.
Além disso, a seleção também considera aspectos como renda e cotas para definir as pessoas classificadas para o Prouni dentro de cada curso.
Qual a relação entre Prouni, Fies e Sisu?
O Prouni, o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) possuem algumas relações entre si e, em alguns casos, é possível combinar dois dos programas governamentais de acesso ao ensino superior.
O Fies oferece financiamento de graduação para estudantes de instituições privadas de ensino superior, com juros mais baixos e opções de pagamento mais vantajosas para estudantes de baixa renda. Quem é bolsista parcial do Prouni (possui 50% de gratuidade na mensalidade) pode financiar o restante do curso por meio do Fies, desde que a instituição e o curso do aluno faça parte do Prouni e do Fies e após aprovação na seleção do financiamento.
Por fim, o Sisu também oferece vagas no ensino superior, mas a seleção é feita para universidades públicas espalhadas pelo Brasil. Dessa maneira, enquanto o Prouni oferece bolsas de estudo em universidades privadas, o foco do Sisu é o acesso às instituições públicas de ensino superior. O Sisu também utiliza a nota do Enem em sua seleção.
Para ficar por dentro de todas as novidades relacionadas ao Prouni, Sisu, Fies e acesso ao ensino superior, acompanhe o site Terra Educar!